segunda-feira, 26 de maio de 2014

Memorial de Curitiba recebe exposição sobre a antiga Estrada do Mato Grosso

O Memorial de Curitiba recebe nesta terça-feira, dia 27, a exposição "Arquitetura dos Sentidos" que retrata as histórias e memórias da Estrada do Mato Grosso – via que partia do centro de Curitiba em direção a Campo Largo, rumo ao Segundo Planalto, em 1871. A abertura da mostra acontece a partir das 18h30 com a mesa-redonda com o arquiteto e historiador, da UFPR Litoral, Fabiano Fazion e Altivo Dallagrana, marceneiro e neto do carpinteiro Santo Dallagrana.
Segundo o historiador Otavio Zucon a pesquisa para exposição se iniciou quando uma caixa foi encontrada no forro de uma casa de madeira, lá estavam guardados papéis de toda natureza que suscitavam a existência de muitas memórias e histórias nas curvas da Estrada do Mato Grosso. A pesquisa para exposição abrangeu o trecho compreendido entre a Rua Comendador Araújo e o atual Parque Histórico do Mate.
"A exposição coloca em questão a importância do patrimônio cultural, em suas dimensões materiais e imateriais. Seguindo este percurso, entre torreões e tábuas de pinheiro, à luz da História e da Antropologia, casas e seus objetos fazem a mediação dos sentidos e a arquitetura se revela no sensível", conta Zucon.
Além da documentação histórica e iconográfica, a exposição “Arquitetura dos Sentidos” traz a visualidade da heterogênea arquitetura desse espaço “de passagem”, invocando e provocando os sentidos com sons, cheiros e jogos lúdicos, valorizando assim a fruição e a interatividade do público. Um documentário mostra as memórias pessoais de antigos moradores da Estrada do Mato Grosso.

Apoio - O projeto foi viabilizado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba.

A mostra “Arquitetura dos Sentidos” ficará aberta à visitação até dia 30 de novembro, de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 9h às 15h. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário