quinta-feira, 22 de maio de 2014

Na Caixa Cultural Curitiba o cinema desviante de Brian de Palma

Uma mostra com 15 filmes de um diretor para quem a imagem não é mais do que sedução, miragem. Na retrospectiva "Brian de Palma: 24 Mentiras por Segundo", em cartaz na Caixa Cultural Curitiba, nada é o que parece - tampouco o que não parece. Até domingo, a mostra apresenta um recorte com boa parte da produção de 29 longas-metragens do diretor de filmes como "Scarface", "Os Intocáveis" e "Missão Impossível".
Quem for à mostra com a expectativa de rever estes três filmes, entretanto, vai se decepcionar. O evento organizado pela produtora curitibana Tu i Tam Filmes propõe um recorte bem mais ousado: exibir trabalhos marginais, subestimados e ignorados, que conseguiram conciliar a liberdade criativa radical com os parâmetros exigidos pela indústria hollywoodiana – o que não foi exatamente um desafio para o curador, o crítico de cinema João Toledo. “A ameaça de se tornar uma ‘vítima’ do sistema, como Orson Welles, não fez com que ele cedesse à indústria, mas que a driblasse com seu cinema desviante”, explica o curador.
Toledo defende que De Palma lança mão de truques, ao mesmo tempo baratos e sofisticados, para desmitificar a crença ingênua nas aparências, o que faria dele um dos cineastas mais frontalmente políticos e críticos do status quo que a indústria hollywoodiana já abrigou. A formação do diretor coincidiu com um período de insegurança política nos Estados Unidos, em que havia o temor da convocação para lutar no Vietnã. “Toda essa turbulência política e o clima de paranoia e desconfiança marcaram profundamente o cineasta”, conta o curador, citando questões frequentes em seus filmes, como manipulação, mentira, conspirações, voyeurismo, disfarces, perucas, fantasmas, duplos, montagens, inversões, morte e imagem.

Verve política - O estilo excessivo, a obsessão pelo thriller hitchcockiano, a reflexividade, as citações cinéfilas e o gosto por manipular imagens sempre foram muito discutidos pela crítica, que costuma desprezar a verve abertamente política do cineasta – marcante em dois de seus primeiros filmes. Em Saudações, de 1968, três amigos tentam encontrar formas de escapar da Guerra do Vietnã.  Em Olá, mamãe!, de 1970, o personagem de Robert de Niro no primeiro filme volta do front e passa a ganhar a vida vendendo filmes pornográficos de mulheres que ele espia de seu apartamento. “É no humor subversivo dessas primeiras comédias que encontramos a singularidade estilística e o significado da politização em De Palma”, afirma Victor Guimarães, crítico da revista Cinética que participa dos debates da mostra. 

Bate-papo - Para refletir sobre esse cinema capaz de satisfazer produtores, grande público, espectadores mais exigentes e crítica especializada, foram convidados cinco críticos de cinema para conversar com o público sobre aspectos da obra de De Palma revelados na última sessão de cada dia da mostra. O filme de abertura, o recente "Guerra Sem Cortes", de 2007, será comentado pelo crítico de cinema do jornal O Globo Ruy Gardnier, fundador da revista eletrônica Contracampo. Nos outros dias, o debate será comandado por Nikola Matevski, Victor Guimarães, Francis Vogner dos Reis e Marcelo Miranda, respectivamente.

Programação

Quarta-feira, 21 de maio
16h - A fogueira das vaidades (The bonfire of the vanities, 1990, 125', 14 anos)
18h - Olhos de serpente (Snake eyes, 1998, 98', 14 anos)
20h - Guerra sem cortes (Redacted, 2007, 90', 16 anos)
(Sessão seguida de debate com o crítico Ruy Gardnier)

Quinta-feira, 22 de maio
16h - Carrie, a estranha (Carrie, 1976, 98', 16 anos)
18h - A fúria (The fury, 1978, 118', 16 anos)
20h - Fantasma do paraíso (Phantom of paradise, 1974, 92', 16 anos)
(Sessão seguida de debate com o crítico Nikola Matevski)

Sexta-feira, 23 de maio
16h - O homem de duas vidas (Get to know your rabbit, 1972, 91', 14 anos)
18h - Saudações (Greetings, 1968, 88', 14 anos)
20h - Olá, mamãe! (Hi, mom!, 1970, 87', 14 anos)
(Sessão seguida de debate com o crítico Victor Guimarães)

Sábado, 24 de maio
16h - Vestida para matar (Dressed to Kill, 1980, 105', 14 anos)
18h - Um tiro na noite (Blow out, 1981, 105', 18 anos)
20h - Dublê de corpo (Body double, 1984, 114', 14 anos)
(Sessão seguida de debate com o crítico Francis Vogner dos Reis)

Domingo, 25 de maio
16:00 - Trágica obsessão (Obsession, 1976, 98’, 14 anos)
18:00 - Síndrome de Caim (Raising Cain, 1992, 91’, 16 anos)
20:00 - Irmãs diabólicas (Sisters, 1973, 93’, 16 anos)
(Sessão seguida de debate com o crítico Marcelo Miranda)

A mostra "Brian de Palma: 24 Mentiras por Segundo" tem entrada franca e os ingressos podem ser retirados na bilheteria meia hora antes do início da sessão. Mais informações: 2118-5111.

Nenhum comentário:

Postar um comentário