sexta-feira, 23 de maio de 2014

Orquestra Filarmônica da UFPR apresenta "Música em Tempo de Guerra"

No ano que marca o centenário do início da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), a Orquestra Filarmônica da UFPR apresenta um programa inédito baseado em obras de compositores da época, de países envolvidos na guerra. Alguns compositores chegaram a participar do conflito, como o francês Maurice Ravel, o inglês Ralph Vaughan-Williams e o alemão Richard Strauss. A Orquestra tem direção de Harry Crowl e regência de Márcio Steuernagel.
As apresentações serão realizadas nesta sexta e sábado, 23 e 24 de maio, às 20h, no Teatro da Reitoria (XV de Novembro, 1299, Centro), com entrada franca.
Com uma atmosfera de nostalgia e bucolismo pastoril associados à reverência aos que pereceram, o repertório também faz referência desde ao que poderíamos chamar de uma perda da inocência, até a uma grande expectativa das recém-criadas nações do leste europeu após o fim da guerra, passando pelos romances quebrados ou esperançosos das cartas e diários de guerra – um concerto memorável para um tempo de tristes memórias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário