sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Adriana Calcanhotto lança DVD e CD em tributo a Lupicínio Rodrigues

O cenário reproduz o interior de um bar, local clássico onde mágoas são afogadas na proteção do anonimato. O figurino de Adriana Calcanhotto é sóbrio. Calça, gravata-borboleta, terno e sapatos (bem lustrados) pretos, camisa branca e o cabelo preso para trás em coque. O único elemento que destoa é o dourado do glitter ao redor dos olhos - e dos anéis nos dedos. É como se a leitura visual fosse: existe um vestígio de felicidade no canto dolorido de Lupicínio Rodrigues.
É em meio a essa atmosfera que cantora e compositora gaúcha subiu ao palco do teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em dezembro do ano passado, onde apresentou o show em homenagem a Lupicínio (1914-1974), também gaúcho e um dos maiores compositores brasileiros - e que traduziu em sua obra, como poucos, a dor de cotovelo. O registro desse projeto especial foi lançado pela Sony em CD e DVD, com o nome de “Loucura” - título de uma das músicas da coleção emblemática de Lupicínio.
Ainda sobre a composição visual de Adriana no show, o batom vermelho usado pela cantora vale uma nota de rodapé bastante significativa. Seus lábios cor escarlate remetem a um episódio que ela gosta muito envolvendo Caetano Veloso e Lupi. Quando voltou do exílio em Londres, Caetano se apresentava usando batom vermelho e cabelos até os ombros. "Um retrato vivo de Gal", o próprio cantor chegou a descrever certa vez.
Nessa época, fez show em Porto Alegre e queria encontrar Lupicínio. Saiu da apresentação e foi direto encontrar o compositor. De cabelão grande, bolerinho de cetim, calça justa e batom vermelho. "Conversando com Lupicínio, ele se deu conta que eu estava com batom vermelho e achou normal", diverte-se Adriana ao lembrar da história, em conversa com o amigo e músico Domenico Lancellotti, em um pequeno documentário nos extras do DVD. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário