segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Grupo de dança contemporânea do Colégio Estadual do Paraná homenageia Leminski

O grupo de Dança Contemporânea do Colégio Estadual do Paraná (Dancep) se apresenta na terça e na quarta-feira (22 e 23), às 20h, no Guairinha (Auditório Salvador de Ferrante), em Curitiba. Formado por alunos da rede pública do Estado, o Dancep homenageia o poeta paranaense Paulo Leminski com o espetáculo “Leminski – Entre o Azul e o Amarelo”, lançado este ano em Madri. A entrada é gratuita.
De acordo com o professor e coordenador do grupo, Fernando Nascimento, o projeto não ensina apenas a dançar. “A finalidade do Dancep é produzir a dança como uma área de conhecimento e dar oportunidade aos alunos de todas as escolas públicas do Estado”, explica. “A dança é um caminho viável para formação humana, estética e de sensibilidade”, completa.
A apresentação é inspirada nos poemas de Paulo Leminski, crítico literário, tradutor curitibano e um dos mais expressivos poetas, falecido em 1989. Durante o espetáculo, o grupo transforma as palavras do escritor em movimento, suas provocações em suor e seus haicais em sequência coreográfica.
O espetáculo foi lançado na Espanha durante um intercâmbio cultural do Dancep no país. A entrada é gratuita. O ingresso deve ser retirado no local com uma hora de antecedência As escolas públicas estaduais e municipais que desejam levar os alunos podem agendar a ida dos estudantes para outros horários em que o grupo se apresenta. O telefone é 3234-5608.

DANCEP – O grupo de dança formado por alunos de colégios públicos no Estado foi criado em 2011, uma iniciativa de Fernando Nascimento. No início as aulas aconteciam nos corredores do Colégio Estadual do Paraná e, aos poucos, foram ganhando espaços mais significativos. A consagração do Dancep aconteceu com a aprovação do grupo no Festival Internacional de Dança, em Joinvile, em 2013.
Desde então, os alunos já se apresentaram na Europa e participaram de festivais, oficinas e outras atividades. Em 2015, o grupo conquistou três dos cinco prêmios na categoria “Grupo Contemporâneo Major”, no Festival Internacional de Dança da Galícia, na Espanha. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário