segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Projeto Solo Música desta terça traz o violinista Cláudio Cruz

O maestro e violinista Cláudio Cruz é a atração do projeto Solo Música de setembro, nesta terça-feira (15) às 20h, na Caixa Cultural Curitiba. O virtuosi apresentará uma obra surpreendente e brasileira, composta pelo mineiro Flausino Vale, gravado por violinistas históricos como Jascha Heifetz, Itzhak Perlman, Isaac Stern e Zino Francescatti.
Cláudio Cruz tem atuado como regente convidado nas principais orquestras sinfônicas nacionais e internacionais, sendo premiado inúmeras vezes ao longo de sua carreira, com destaque para o Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Artes, o Prêmio Carlos Gomes, o Prêmio Bravo e Grammy Awards.
O violinista Cláudio Cruz iniciou-se na música com seu pai, o luthier João Cruz. Mais tarde, foi orientado por Erich Lehninger e Maria Vischnia, complementando sua formação com Joseph Gingold, Chaim Taub, Kenneth Goldsmith e Oliver Toni. Vencedor de diversos concursos no Brasil, recebeu prêmios da Associação Paulista dos Críticos de Artes (1985 e 1997) e o Prêmio Carlos Gomes (2002 e 2006).
De 1990 a 2012 foi spalla da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Foi primeiro violino do Quarteto Amazônia e, por dez anos, diretor musical da Orquestra de Câmara Villa-Lobos. Em 1991 estreou na Europa como solista da Kammerorchester Berlim, e desde então tem sido convidado a atuar naquele continente, bem como nos Estados Unidos, América Latina e Japão. Como maestro apresentou-se a frente de importantes orquestras brasileiras. No exterior, regeu a Symphony of the Américas (EUA), a Metropole Orkest (Holanda), a Orquestra de Câmara de Osaka (Japão), e a Sinfônica de Avignon (França), entre outras. Desde 2005 dirige a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto. É o primeiro violino do Quarteto Carlos Gomes. É diretor de Música Erudita da Oficina de Música de Curitiba.
Na Série Solo Música, Cláudio Cruz interpretará os “Prelúdios Característicos e Concertantes para Violino Só”, de Flausino Valle (1894-1954), obra que gravou em 2011. Na ocasião, o disco com essa gravação foi premiado pela Revista Bravo como Melhor Disco Erudito do ano.

Os ingressos para a apresentação de Claudio Cruz custam R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia, conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito Caixa. A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura). Mais informações: 2118-5111.

Nenhum comentário:

Postar um comentário