terça-feira, 22 de setembro de 2015

Hélio Brandão lança CD que marca três décadas de dedicação à música

Hélio Brandão é compositor, instrumentista e personagem importante da cena artística de Curitiba. De uma importante família de músicos, o artista acumula nove publicações em sua carreira e passeia com naturalidade entre a música de concerto e o jazz. Acompanhado de um seleto grupo instrumental, Hélio Brandão apresenta seu mais novo disco, o CD “Equilibrista” que será lançado em temporada de shows entre 24 e 27 de setembro em Curitiba.
Gravado ao vivo em estúdio, o CD comemora 35 anos de carreira do músico e reúne 12 composições autorais, todas inspiradas no universo musical de dois mestres da música: Ebgerto Gismonti e Wayne Shorter. As obras integram um longo ciclo de obras que Hélio Brandão fez em homenagens a grandes mestres. Ao todo, totalizam 9 ciclos de composições elaboradas nos últimos anos.
Das obras compostas como tributo, já foram lançadas: “DVD Réquiem” – tributo a Bach - gravado em 2013, peça para orquestra e coro. O DVD “O Carrossel”, lançado em 2012, com foco em sua obra como letrista - que homenageia Chico Buarque e Edu Lobo. A obra e DVD para orquestra de cordas “Tributo a Villa-Lobos” - 2011 - cujas peças “Numa ilha vazia”, “Farol da Ilha”, “Tapajós 177” serão executadas pela Orquestra de Cordas de Córdoba em concerto também neste mês. “Tributo a Piazzola”, lançado em CD ao lado de um quarteto em 2014 e o CD “Incêndio da Lua” (2011) com parte das homenagens a Hermeto Pascoal juntamente com Wayne Shorter.
“Ainda restam dois tributos: Charlie Parker e John Coltrane, que serão lançados em 2016. Quando finalizar todas as publicações, quero lançar uma caixa contendo todos os tributos. Afinal, estão todos interligados e se complementam” revela Hélio Brandão.
“Equilibrista” é continuidade de um trabalho de 10 anos e apresenta Hélio Brandão como um solista e um arranjador notável. Em seu sexteto, o músico convida artistas de destaque do jazz curitibano: Endrigo Bettega na bateria, Mário Conde na guitarra, Thiago Duarte no baixo e Marco Lobo na percussão. Marcos Ninmricheter assinou os pianos gravados no álbum e dá passagem ao pianista Davi Sartori que assume os shows.

Hélio Brandão se apresenta nos dias 24, 25 e 26 de setembro, às 20h30, no Teatro do Paiol. No dia 27 de setembro, às 19h, a apresentação será no pequeno auditório do Teatro Positivo. Os ingressos custam R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia), todos os dias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário