sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Orquestra de Barro apresenta “Passarinhada” no Teatro da Caixa

A Caixa Cultural Curitiba apresenta, até dia 27 de setembro, o espetáculo “Passarinhada”, do grupo cearense Uirapuru – Orquestra de Barro. O show conta com músicas compostas por Jorge Santa Rosa unindo o canto dos pássaros com sons em instrumentos feitos de barro. As criações são executadas pela orquestra formada por jovens do povoado de Moita Redonda, em Cascavel (CE), local que leva a tradição da confecção de peças em cerâmica há várias gerações.
O grupo foi criado em 2009 em um dos principais polos de produção de cerâmica do Ceará pelo artista plástico e luthier Tércio Araripe. A ideia foi resgatar a memória de uma tradição que vinha sendo abandonada pela nova geração da região com a realização de oficinas para a produção de instrumentos musicais feitos de barro.
Se não houver um interesse das novas gerações em dar continuidade à tradição, daqui uns 20 ou 30 anos não haverá mais nada de barro na comunidade”, comenta Tercio Araripe. “Com o surgimento de novos materiais no mercado como o plástico e o alumínio, a tradição vem se perdendo, mas é possível acompanhar a modernidade sem esquecer nossas raízes. Acredito que é possível abrir um novo leque de possibilidades de formação para os jovens com o barro”, diz o artista plástico.
A orquestra é formada por jovens do povoado, filhos e netos das “senhoras do barro”, que juntas com Tércio Araripe criaram diversos instrumentos de corda, sopro e percussão, como marimbas, tambores curvos, tímpanos violinos, violas, harpas, guitarras e flautas.

Trajetória - Moita Redonda é um polo de produção de cerâmica que tem reconhecimento em nível municipal, estadual e nacional. Porém, para chegar lá é preciso saber o caminho, pois não há placas. Também não tem água encanada. A cerâmica feita no povoado não tem origem festiva ou religiosa, nasceu da sobrevivência de ter um pote para guardar água e uma panela para cozinhar.
A arte ancestral do barro se manifesta na região por meio de peças cozidas e pintadas com a antiga técnica do Toá, pigmento feito do próprio barro.
A simbologia das pinturas representa desde folhas de cajueiro a ondas do mar, passando pelas antigas peças de madeira com as quais se transportavam as peças de barro em cima de burros. Ainda hoje, o trabalho com esse material é a fonte de renda das mais de 80 famílias de seus quase 1.000 habitantes.
As oficinas de cerâmica em Moita Redonda começaram em 2005, com o inicio das ações onde as senhoras de mais idade ensinavam as crianças e jovens. Em 2009, depois da proposta de criação do Grupo Uirapuru ser selecionada no Edital Interações Estéticas da Funarte, o trabalho vem se expandindo e conquistando reconhecimento tendo em 2015 ganho o Prêmio Rodrigo de Melo Franco de Andrade cedido pelo IPHAN.
O grupo vem se apresentando em diversos estados do Brasil, levando seus espetáculos e sua tradição divulgando a Moita Redonda e o Mataquiri Museu Escola de Arte e Residência Artística, localizado na sede do Instituto 3 Arte, onde a orquestra foi criada e mantem seus ensaios.

Livre para todos os públicos, as apresentações de “Passarinhada” acontecem de sexta-feira a sábado às 20h, domingo às 19h e os ingressos custam R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia, conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito Caixa. A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura). Mais informações: 2118-5111.

Nenhum comentário:

Postar um comentário