sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Itamaraty lança publicação sobre futebol

O Ministério das Relações Exteriores acaba de publicar, em formato impresso e digital, o 13º volume da coleção "Mundo Afora", sobre Planejamento e Gestão no Futebol. A edição conta com 23 artigos elaborados por embaixadas e consulados do Brasil em 26 países. O objetivo da publicação é estimular o intercâmbio de ideias sobre o tema, por meio da análise de boas práticas de planejamento e gestão realizadas por federações e clubes de futebol em diversos países.
Os textos retratam uma onda de renovação nas práticas de gestão do futebol desenvolvidas ao redor do mundo. No caso da Espanha, por exemplo, o artigo trata dos casos bem-sucedidos de internacionalização da marca Real Madrid e do aperfeiçoamento das categorias de base do clube Barcelona. Em dois artigos, produzidos pelos postos do Itamaraty em Berlim e em Munique, o sucesso do futebol alemão é analisado a partir do planejamento implementado no país depois do malogro na Eurocopa 2000. Outros textos descrevem políticas e práticas de sucesso aplicadas ao esporte na Argentina, Austrália, China, Costa Rica, Estados Unidos, França, Itália, Reino Unido, Rússia, entre outros.
A versão em PDF da publicação pode ser acessada aqui.

Coleção - A coleção "Mundo Afora" vem sendo publicada pelo Itamaraty desde 2004 e tem o objetivo de fomentar o debate no Brasil sobre questões de relevo para o desenvolvimento nacional, com base na experiência de outros países. Outras edições trataram de temas como políticas de combate à violência e à discriminação contra pessoas LGBT, incentivo à inovação, promoção da igualdade de gênero, internacionalização de universidades, educação básica e ensino médio, entre outros.
Os últimos números da coleção estão disponíveis aqui.



Nenhum comentário:

Postar um comentário