sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Pianista japonesa Junko Ueno faz concerto em Curitiba

A pianista japonesa, radicada nos EUA, Junko Ueno Garrett trará a Curitiba o concerto de piano “Tango, Soul and Passion”, que acontece a partir das 20 horas na Capela Santa Maria, com entrada gratuita. O concerto que faz parte da sua turnê mundial, está sendo realizado pela Fundação Japão em colaboração com o Consulado Geral do Japão em Curitiba, como parte das comemorações dos 120 anos das relações diplomáticas Brasil-Japão.
Junko executará músicas de Piazzolla, Villa-Lobos, Nazareth, Granados, Sakamoto, Uematsu, Hisaishi, Rachmaninov e Gershwin, uma variedade de músicas entre elas, brasileiras, tangos argentinos e danças espanholas.  A seleção vai desde números líricos até as músicas rítmicas de Villa-Lobos e músicas de jogos e desenhos japoneses.
No concerto de Curitiba a pianista contará com a participação de músicos da Orquestra da EMBAP para uma apresentação de trio e também uma apresentação com a pequena orquestra, com regência do Maestro Paulo Barreto.

A pianista - Nascida no Japão, Junko Ueno Garrett tem cativado grande audiência em todo o mundo com seu tom colorido, sua poesia, expressividade, técnica de dinâmica e grande variedade de repertório.
Começou a tocar piano aos três anos de idade, é formada em piano na prestigiosa Toho Gakuen School of Music em Tóquio, onde estudou sob orientação do professor Hiroshi Miura. Obteve seu doutorado em Artes Musicais pela Shepherd School of Music da Rice University, nos Estados Unidos, onde estudou com os professores John Perry e Robert Roux.
Na temporada 2014-15, iniciou sua turnê de concertos na França, incluindo festivais em Turenne, Chambre e Treignac. O término será na América do Sul, onde tocará com o subsídio da Fundação Japão. Durante sua turnê ela fará inúmeras apresentações na área de Los Angeles, incluindo uma série com a Filarmônica de Los Angeles, colaborações com grandes nomes da cidade e participações especiais.
Recentes compromissos nos EUA incluem recitais em Nova Iorque, Boston, São Francisco, Washington, Cidade de Kansas, Denver, Salt Lake City, Tucson, Houston e Fairbanks, sob os auspícios da Fundação Japão, a Embaixada do Japão, e Consulados Gerais Japoneses. Também participou de diversas apresentações em comemoração aos 150 anos de Amizade Japão EUA.
No âmbito do programa de subvenção da Japan Foundations (Fundação Japão) ela excursionou pela América Central e Sul, no anos de 1999, 2002, 2006, 2008 e 2010, passando por países como Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Mexico, Uruguai, Venezuela entre outros. Durante estas visitas, se apresentou em halls de concerto, ministrou palestras e cursos, recebendo altos elogios da crítica.
Nos verões de 2007 e 2009, a convite do Departamento de Estado dos EUA, Junko excursionou no Japão, como parte do Belrose Duo (com o marido e violoncelista da Filarmônica de Los Angeles, David Garrett), realizando palestras sobre música americana. Em 2000, recebeu o "Prêmio do Conselho Geral Japonês", por suas contribuições para as relações internacionais e entendimento entre os países.
Em Los Angeles, onde mora, ela mantém uma agenda movimentada. É professora na Occidental College e já lançou três CDs pela Empresa de Piano Kawai dos EUA, da qual faz parte.

Os ingressos poderão ser reservados no Consulado Geral do Japão em Curitiba somente através do e-mail cultura@c1.mofa.go.jp, constando nome completo, número do RG, telefone e e-mail para contato. Limite de reservas: até dois convites por pessoa. Maiores informações: 3322-4919.

Nenhum comentário:

Postar um comentário