sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Jamil Maluf rege o próximo concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná

No domingo, dia 13, às 10h30, a Orquestra Sinfônica do Paraná vai se apresentar no Guairão sob o comando do maestro paulista Jamil Maluf e terá a participação da cantora Claudia Riccitelli, solista consagrada no cenário lírico nacional. Ela vai interpretar duas obras de Richard Wagner: “Wesendonck Lieder”, do ciclo de canções escritas para voz feminina, entre 1857 e 1858, e a ária “Dich teure halle”, do 2º ato da ópera “Tannhäuser”. Também está no programa do concerto a “Sinfonia nº 2 em dó menor, Pequena Russa, Op. 17”, de Piotr Ilyich Tchaikovsky.

O maestro - Jamil Maluf, que atualmente trabalha com a Orquestra Sinfônica de Piracicaba, sua cidade natal, já foi regente titular e diretor musical da Orquestra Sinfônica do Paraná, entre os anos de 2000 a 2002. Ao longo de sua carreira acumulou inúmeros prêmios, entre os quais o de Melhor Regente de Orquestra, outorgado pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA). Recebeu pela Ordem dos Músicos do Brasil o título de Melhor Regente de Orquestra. Em 1996 foi o vencedor do importante Prêmio Carlos Gomes, na categoria de Regente de Ópera. Em 1997 conquistou o Prêmio Maestro Eleazar de Carvalho, como personalidade musical do ano. Em 1990 criou a Orquestra Experimental de Repertório, da qual se tornou maestro e diretor artístico até o ano passado. Realizou inúmeros trabalhos com orquestras nacionais, apresentando programas de grande qualidade em concertos, óperas e balés. Criou os programas Primeiro Movimento (TV Cultura), Palheta (Cultura FM), e as séries Outros Sons, Ópera Estúdio e Cinema em Concerto.

A solista - Claudia Riccitelli consagrou-se no cenário lírico nacional como uma das artistas mais completas de sua geração. Em sua expressiva carreira já se apresentou ao lado de alguns dos maiores nomes da cena musical brasileira e mundial. É detentora de vários prêmios nacionais, entre eles o de "Melhor Destaque Vocal Feminino" no Prêmio Carlos Gomes/ 2001 e o da revista Bravo, em 1999. Entre seus trabalhos se destacam participações nos concertos da primeira turnê sul-americana da Filarmônica de Berlim, à convite do maestro Claudio Abbado, interpretando as Bachianas Brasileiras n°5; no espetáculo de inauguração da Sala São Paulo junto à OSESP, com o solo da Sinfonia n°2 de Mahler e sua participação na primeira montagem integral da opera Il Guarany de Carlos Gomes, no papel de Cecy, no IV Festival Amazonas de Ópera.
O concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná deste domingo tem ingressos custando R$ 20,00. A apresentação é indicada para maiores de 7 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário