quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Maestro Cláudio Cruz rege Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba

O maestro e violinista Cláudio Cruz será o regente da Orquestra de Câmara de Curitiba no concerto que acontece na próxima sexta-feira (25), às 20h e sábado (26), às 18h30 na Capela Santa Maria. Participa também da formação destas apresentações, a violoncelista convidada, Estela Maria Fernandes de Castro.
O programa é marcado por compositores brasileiros, entre eles o Alberto Nepomuceno (1864-1904), o Heitor Villa-Lobos (1887-1959) e Olivier Toni (1926) adaptados a orquestra de Cláudio Cruz. Outras informações sobre o repertório são repassadas para o público nas palestras de antecedem os concertos da temporada. Os pré-concertos têm sido uma prática adotada pela Camerata, para que o público possa desfrutar das apresentações com informações sobre o contexto histórico e artístico das obras. Desta vez, o palestrante é o compositor, musicólogo e professor da UFPR, Mauricio Dottori.

O maestro – Regente e diretor musical da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo e “spalla” da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) desde 1990, o violinista Cláudio Cruz é o Diretor Artístico de Música Erudita da Oficina de Música. Na edição passada, em 2014, o músico comandou a Orquestra Clássica da Oficina, além de atuar como professor de violino.
Cláudio Cruz apresentou-se no mundo todo e empenha-se na formação de jovens músicos. Acumulando premiações como a da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), Prêmio Carlos Gomes, Prêmio Bravo e Grammy Awards, tem atuado como regente convidado de outras importantes orquestras brasileiras, e também orquestras da França, Polônia, Japão, Israel, entre outras.
Com participações em festivais internacionais, entre eles o de Carinthia (Áustria) e de Cartagena (Colômbia), Cláudio Cruz também foi diretor musical da Orquestra de Câmara Villa-Lobos e regente titular das sinfônicas de Ribeirão Preto e de Campinas, além de destacar-se como regente da Orquestra Acadêmica do Festival Internacional de Campos do Jordão, em 2010 e 2011. Gravou três CDs com a Orquestra de Câmara Villa-Lobos, um deles inteiramente consagrado à obra de Edino Krieger.

Os ingressos para estas apresentações da Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba custam R$ 30,00 e R$ 15,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário