segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Documentário “Aqui Deste Lugar” ganha pré-estreia na Caixa Cultural

A Caixa Cultural Curitiba promove, nesta terça-feira, às 20h, a pré-estreia do documentário "Aqui Deste Lugar", com entrada franca. O filme dos diretores Sérgio Machado (“Cidade Baixa”) e Fernando Coimbra (“O Lobo Atrás da Porta”), conta a história de três famílias de diferentes regiões do país que tiveram suas vidas modificadas ao longo dos últimos dez anos. A produção chegará aos cinemas brasileiros no mês de outubro.
O filme acompanha esses três núcleos familiares desde o momento de suas inscrições no programa Bolsa Família até os dias de hoje. Nos últimos dez anos, milhões de brasileiros cruzaram a linha da pobreza extrema. O documentário mostra como as diferentes gerações assimilaram essa mudança e como está, por exemplo, a nova família que nasceu sem eletricidade e hoje passa o dia em uma lan house.
Foram dois anos de viagens pelo Brasil e quase mil entrevistados, resultando em um material de 85 minutos que visita as casas das famílias, mostra a rotina, pega conversas de cozinha, a interação entre os filhos, a intimidade desses ambientes. O projeto expõe as diferenças entre as regiões do país e propõe uma reflexão sobre o programa social.
Sérgio Machado iniciou sua carreira no cinema como assistente de direção de Walter Salles nos filmes “Central do Brasil”, “O Primeiro Dia” e “Abril Despedaçado”, sendo que nesse último dividiu também a autoria do roteiro. Em 2001, estreou na direção com o documentário “Onde a Terra Acaba”, sendo eleito melhor documentário no Festival do Rio, São Paulo, Havana, Biarritz, entre outros. Em 2005, estreou na direção de longa-metragem de ficção com “Cidade Baixa”, recebendo inúmeros prêmios, entre eles o de Melhor Filme no Festival do Rio e o Prêmio da Juventude no Festival de Cannes.
Diretor e roteirista, Fernando Coimbra trabalhou por nove anos no Teatro Oficina como ator, dramaturgo e diretor de vídeo. Paralelamente, escreveu e dirigiu curtas-metragens com os quais participou e foi premiado em importantes festivais de cinema como Brasília, Clermont-Ferrand, Guadalajara, Bilbao e Festival do Rio. Lançou no primeiro semestre de 2014 o premiadíssimo “O Lobo Atrás da Porta”. O filme trilhou uma ótima trajetória em festivais de cinema, tendo sido contemplado com o Prêmio Horizontes Latinos no Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, como Melhor Longa de Ficção no Festival do Rio e como Melhor Filme no Festival de Cinema de
Após a sessão haverá debate com Sérgio Machado (diretor), Fabiano Gullane  (produtor) e Natália mota (entrevistada retratada no filme).

Não recomendada para menores de 12 anos, esta pré-estreia tem entrada franca e a retirada dos ingressos acontece a partir das 19h, no dia da sessão. Mais informações: 2118-5409.

Nenhum comentário:

Postar um comentário