Com formação exclusiva, o Ensemble de
Cordas da Orquestra de Câmara de Curitiba realiza neste domingo, às 18h30,
concerto único sob o som de violinos, violas e violoncelos. A apresentação, na
Capela Santa Maria, reúne Octetos de Johann Svendsen (1840-1911) e Felix
Mendelssohn Bartholdy (1809-1847). Os ingressos custam R$ 20,00 e R$ 10,00.
Nas obras de Johann, principalmente
nesta escolhida para abrir o Programa: “Octeto de cordas em Lá maior Op. 3”,
pode-se encontrar o uso de melodias nórdicas e texturas opulentas.
Já Felix Mendelssohn Bartholdy
(1809-1847), famoso por sua obra-prima, “Abertura para Sonho de uma de Noite
Verão”, se destaca por suas peças melodiosas, sentimentais e espirituosas, o
que não se difere na peça de continuidade do concerto, “Octeto para quatro
violinos, duas violas e dois violoncelos em Mi bemol maior Op. 20”. Nesta obra
em especial, há um confronto entre quartetos e octetos, porém a sua liberdade,
as suas sonoridades inéditas, o seu domínio formal e a riqueza temática
permanecem notáveis.
Ainda para este concerto, foi convidado
o violoncelista de São Paulo, Mauro Brucoli. Atualmente Mauro é integrante do
grupo de câmera “Aulustrio” e primeiro violoncelo solista da Orquestra
Sinfônica Municipal de São Paulo. Em sua carreira musical, também integrou a
Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo por oito anos, Orquestra de Câmera
Solistas do Brasil (prêmio APCA 1996), Orquestra de violoncelos ”Cello em
Sampa” (menção honrosa no Concurso Eldorado), entre outras formações.
A apresentação do Ensemble de Cordas da Camerata de Curitiba é precedida por uma palestra do compositor e professor da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Marco Aurélio Koentopp, que repassará ao público informações sobre as obras e os compositores. O pré-concerto tem início 45 minutos antes do espetáculo.
A apresentação do Ensemble de Cordas da Camerata de Curitiba é precedida por uma palestra do compositor e professor da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Marco Aurélio Koentopp, que repassará ao público informações sobre as obras e os compositores. O pré-concerto tem início 45 minutos antes do espetáculo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário