segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Doações de livros para as Tubotecas beneficiam dezenas de instituições

Além de garantir um acervo sempre renovado, a participação da comunidade com doações de livros para as Tubotecas também ajuda a abastecer mais de quarenta instituições em Curitiba e na Região Metropolitana. Desde 2013, foram 163.166 livros doados, destes 122.262 foram destinados às Tubotecas. O restante, cerca de 40 mil obras, foi repassado para bibliotecas comunitárias, ONGS, associações de moradores, escolas, hospitais e penitenciárias.
Segundo Patrícia Wolke, gerente dos espaços de literatura da Fundação Cultural de Curitiba, as campanhas para as tubotecas dobraram o número de livros recebidos. A possibilidade de levar as doações para outros lugares “permite a circulação das obras por vários locais na cidade, incentivando à leitura por toda Curitiba e Região Metropolitana”, afirma.
Existe um interesse cada vez maior das instituições por espaços próprios de leitura”, conta a Patrícia. A Associação de Mulheres do Bairro Alto é um exemplo. Com biblioteca própria, a doação de livros didáticos ajuda os jovens da comunidade a buscarem referências para trabalhos escolares. Edigar Simei é um dos colaboradores da Associação e auxilia os alunos a escolherem os melhores livros para a consulta. “É uma maneira de fazer com que eles reflitam, buscando outras fontes além da internet”, lembra Edigar.
Na Biblioteca Comunitária da Vila Torres acontece algo parecido. As crianças aproveitam os livros infantis doados para um momento de lazer e aprendizado. “Os livros podem ser emprestados ou utilizados permanentemente pelas crianças, o que também é importante para garantir o hábito de leitura em casa”, comenta Cláudio Gomes, colaborador da biblioteca. Ainda mais exemplares são aproveitados por lá, já que mesmo os livros gastos são direcionados para os espaços de reciclagem da comunidade.

Destino adequado - Todas as doações passam por um serviço que sempre foi realizado pelo setor de Literatura da Fundação Cultural de Curitiba: a recepção, higienização, triagem e distribuição de livros doados pela comunidade. Com esse procedimento, todos os livros recebidos têm uma destinação certa e adequada conforme os campos de interesse dos novos leitores.

Como doar - As doações de livros podem ser feitas em qualquer equipamento mantido pela Fundação Cultural, nas Casas da Leitura, na sede da Fundação (Rua Engenheiros Rebouças, 1.732, Rebouças), no Ippuc (Rua Bom Jesus, 669, Juvevê) e na sede da Prefeitura (Avenida Cândido de Abreu, 817, Centro Cívico).

Confira a lista completa de instituições beneficiadas:

Associação Comunitária das Mulheres do Bairro Alto
Instituto de Formação de Jovens e Adolescentes.
Unidade de Saúde Concórdia – Pinheirinho
Fundação de Ação Social – projeto acolhimento familiar
CMEI's
Col. Estadual Clotário Portugal – Campo largo
PMC e FCC – Biblioteca dos funcionários no prédio da Prefeitura, Box da Leitura Matriz, Biblioteca dos funcionários da FCC, Biblioteca para funcionários da regional CIC.
Biblioteca Comunitária Vila Torres (no Clube de mães)
Biblioteca Comunitária Jardim Florestal – Quatro Barras
Biblioteca Comunitária Menino Deus – Quatro Barras
Biblioteca Comunitária na Vila Torres
Biblioteca da FAE
CMEIS
Projeto Piá Regional Pinheirinho
Projeto UNILIVRE
Projeto Abrindo Caminhos – Tatuquara
Biblioteca Ilha do Mel
Biblioteca João Rodrigues de Oliveira
Hospital Evangélico de Curitiba
Hospital Psiquiátrico San Julian – Piraquara
Hospital da Policia Militar
DEPEN Piraquara
Colégio Estadual Romário Martins – Piraquara
Primeira Igreja Presbiteriana Independente
Instituto Tecnológico Federal do Paraná
Freguesia do Livro
SMELJ Cajuru – Portal do Futuro Audi União e Estação Juventude Boqueirão
Biblioteca Comunitária Boqueirão
Biblioteca Comunitária Vila São Paulo
Núcleo Regional Santa Felicidade
UNICENTRO
Projeto Viaje na Leitura em Piraquara (terminal de Piraquara)
PUC Solidária
Centro de Atenção Psicosocial Matriz e Cajuru
Instituto Paranaense de Cegos
Instituto Robert Bosch
Sociedade Biblica do Brasil
Obra Social Santo Aníbal (OSSA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário