quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Lúcia Schiffer Durães escreve sobre a última obra de Richard Wagner

A paranaense Lúcia Schiffer Durães, autora do livro “O Anel do Nibelungo, Guia Prático do Ouvinte”, está lançando a sua segunda obra: “Guia do Ouvinte Parsifal”, uma análise literária e musical da ópera “Parsifal” do compositor Richard Wagner. O lançamento ocorre nesta quarta-feira (30), às 18h30, na Livraria da Vila do Pátio Batel.
“Parsifal” é uma ópera de três atos, que estreou no Bayreuth Festspielhaus, em julho de 1882. O primeiro e o último ato da ópera são encenados no território do Graal, na floresta e no templo do Graal, em Montsalvat, que é um local fictício com uma paisagem típica das montanhas do norte da Espanha, na época gótica, onde vivem os cavaleiros do Graal. O segundo ato é encenado no castelo de Klingsor e no jardim onde vivem as Moças-Flores.
Segundo Lúcia, “Parsifal” é o ponto alto da grande reforma da ópera, realizada por Wagner. “O compositor queria fazer uma reforma completa, musical e social, no mundo da ópera. Wagner foi bastante abrangente ao desafiar as tradições sociais e musicais do teatro lírico do século XIX. Ele criticou o mundo da ópera de forma polêmica e moralista, pois o público se preocupava mais com o glamour social e o divertimento do que com o significado e a unidade artística”.
Lúcia enfatiza que o principal objetivo de Wagner ao promover uma reforma na ópera era causar o retorno da sociedade ao seu espírito puro e original, utilizando o drama na música. “Ele desejava mostrar as verdades não compreendidas pela sociedade. A música deveria ter um poder expressivo em relação ao drama”.
A autora do “Guia do Ouvinte Parsifal” explica que, as óperas de Wagner são divididas em árias e duetos, como acontecia nas óperas italianas e francesas. “O compositor queria restaurar a importância do tema e do movimento dramático, de forma a transformar a partitura em uma sinfonia”. O mais importante na música deveria ser a sensação expressa, que despertava as emoções do ouvinte e não somente a expressão melódica em si. O resultado seria a melodia dramática, que podemos ouvir na ópera Parsifal.
A autora comenta, também, que “Parsifal” é uma obra de arte que reflete profundamente sobre os aspectos do sagrado e sobre as questões humanas essenciais como o amor, o erro, a ética, o perdão, a redenção, a compaixão, a caridade, a sabedoria e o ser humano perante a coletividade. “Parsifal é uma obra que pode ser interpretada como sagrada ou profana, cristã ou pagã, conservadora ou progressista. É uma síntese de toda a ambivalência estética do compositor”.

Sobre o Guia do Ouvinte Parsifal - “Esse livro tem o objetivo de facilitar a compreensão da ópera Parsifal que é muito complexa. Lançar um segundo Guia para auxiliar o ouvinte a conhecer melhor o trabalho de Wagner é muito importante, pois no Brasil não temos livros publicados em português com uma análise literária e musical das óperas de Wagner”, comenta Lúcia.
A autora espera que o “Guia do Ouvinte Parsifal” cumpra o seu propósito como arte, a mais importante forma de expressão humana. “A arte reflete os mais profundos sentimentos e torna-se um instrumento de transformação para que as pessoas possam divisar a compreensão de valores fundamentais, sensibilizar a alma e alcançar a felicidade”.

Sobre a autora - Lúcia Schiffer Durães é aluna do maestro e professor Osvaldo Colarusso, consultor e orientador musical do “Guia do Ouvinte Parsifal”. Lúcia também estudou piano, durante muitos anos, com a professora Margô Zugueib, o que possibilitou o estudo avançado de obras musicais como as de Richard Wagner.
Depois de muitos anos de trabalho com disciplina e dedicação para escrever sobre a obra de Wagner, a autora afirma que este é o segundo Guia do Ouvinte de uma série de livros com a análise literária e musical das óperas do compositor que pretende escrever.
Lúcia conta que desde o lançamento do “O Anel do Nibelungo, Guia Prático do Ouvinte”, tem recebido inúmeros convites para fazer palestras, ministrar aulas, participar de grupos de estudos, orientar trabalhos universitários em diversas disciplinas, sobre as óperas de Wagner. “Esse trabalho auxilia a compreensão das características dos personagens das óperas – muitos deles mitológicos – e dos símbolos utilizados por Wagner. As explicações sobre a música são muito importantes porque levam à compreensão dos significados dos temas (leitmotiven) que Wagner introduz na sinfonia como motivo condutor”.
Lúcia revela, ainda, que esse trabalho de estudo e pesquisa não tem data para terminar. “Estou cada vez mais interessada pela obra de Richard Wagner. A oportunidade de divulgar a obra do compositor para públicos diferentes abriu um campo de atuação que me traz muita realização pessoal”. A autora já anuncia a continuidade de sua pesquisa e deixa escapar que o próximo objeto de estudo será a ópera Tristão e Isolda.

Para ler e ouvir - “Parsifal é emocionante porque mostra a importância da presença divina no mundo, independente dos dogmas, pois sem ela o mundo se desagregaria e viveria em desarmonia. É muito importante manter acesa a chama da espiritualidade no ser humano, baseada no amor, na fé e na esperança”, reforça a autora.
Sobre a organização do livro, Lúcia explica que o Guia do Ouvinte Parsifal contém a cronologia de Wagner, considerações gerais sobre a obra do compositor, considerações gerais sobre a ópera Parsifal, a lista dos temas que aparecem na sinfonia, uma análise musical detalhada da ópera seguida de comentários e dos trechos da partitura dos temas (leitmotiven).
No final do livro há um CD-ROM de multimídia interativa que é autoexecutável em computadores e/ou aparelhos de CD, DVD e BLUE RAY, que contém a gravação dos 29 temas exemplificados no Guia do Ouvinte Parsifal; o nome dos temas gravados pelo professor Osvaldo Colarusso; a tradução alemão-português da ópera Parsifal com os temas marcados em números no texto em alemão (esses números quando pressionados tocam o seu respectivo tema).

O “Guia do Ouvinte Parsifal” foi editado pela Keyboard, Editora Musical, e poderá ser adquirido a partir desta terça-feira (30 de setembro) na Livraria da Vila do Pátio Batel, em Curitiba, ou pelo site da autora: www.luciaduraes.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário