segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Museu Oscar Niemeyer será iluminado como sinal de esperança para a paz

O Museu Oscar Niemeyer (MON), pertencente ao Governo do Estado, é o único espaço da América Latina selecionado para participar do “Rainbow across the World”, projeto de autoria da artista austríaca Waltraut Cooper, que consiste em iluminar seis edifícios emblemáticos ao redor do mundo. A intenção é mandar um sinal de esperança para a paz universal no ano em que se comemoram os 70 anos do fim da II Guerra Mundial.
Além do MON, receberão a iluminação diferenciada as pirâmides do Egito; o estádio olímpico de Beijing, na China; o museu de Viena Kunsthistorisches, na Áustria; a sede da ONU em Nova Iorque, nos Estados Unidos; e a Sydney Opera House, na Austrália. Foram selecionados monumentos e edifícios considerados relevantes em cada um dos continentes.
Todos os lugares serão iluminados na mesma data, 21 de setembro, dia internacional da paz. No MON a iluminação será inaugurada às 19h e, a seguir, haverá uma apresentação do grupo “Ensemble Nih Nik”, da Escola de Música e Belas Artes do Paraná.

ESPERANÇA - Esta é a terceira edição do “Rainbow Across the World” que ilumina edifícios pelo mundo, representando o arco-íris. O arco-íris é considerado um símbolo de esperança, paz e entendimento entre diversas culturas. O MON ficará amarelo até o dia 2 de outubro.
Para a diretora cultural do MON, Estela Sandrini, a escolha da artista pelo museu destaca não só a singularidade da sua arquitetura, mas também a importância do seu papel como instituição que privilegia a aproximação e o diálogo entre as culturas. “Nos museus estão a nossa memória, nossos sonhos, e é onde os preconceitos podem ser substituídos por sentimentos de liberdade”, comenta.

A orquestra - A “Ensemble Nih Nik”, da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, irá apresentar a obra In C, do compositor norte-americano Terry Riley e ocorrerá no chão de vidro. A regência será do professor Paulo César Demarchi e a introdução crítica sobre a obra com o professor, compositor e musicólogo, Harry Crowl.
A peça “In C” (Em dó), de Terry Riley, foi composta em 1964 e sugere um número indefinido de executantes. A partitura é uma série de fragmentos em torno da tonalidade de Dó maior que vão sendo introduzidos e interpolados aleatoriamente, mas que devido à sua consistência harmônica geram uma coerência sonora que nunca se desfaz.

Rainbow Across The World - A primeira edição do projeto ocorreu em 1999, na Áustria. Batizado de Rainbow acrosss Austria, tinha como objetivo celebrar o último ano de um século marcado por duas guerras mundiais.
Em 2004 foi realizado o Rainbow acrosss Europe, envolvendo outros países do continente. Naquele ano celebrou-se a entrada de dez novos países-membros na União Europeia.
A edição 2015, que estendeu o projeto para seis países ao redor do globo, ilumina cada um de uma cor, como um gesto de esperança para a paz mundial.

A artista - Waltraut Cooper é uma artista austríaca cujo trabalho é marcado pelo minimalismo, com luz e espaço. Ela é a idealizadora do Rainbow Project e já teve trabalhos expostos em importantes museus e galerias ao redor do mundo, como o Museum of Modern Art Vienna, o Bronx Museum New York e o Centre Geroge Pompidou, em Paris.
Mais informações: 3350-4400 ou www.museuoscarniemeyer.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário