quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Biblioteca Pública abre exposição com fotos de Paulo Leminski

(AEN) - A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) homenageia o poeta Paulo Leminski com a exposição Convivência. Nesta sexta-feira (24), data em que o poeta completaria 68 anos, 21 fotos e dois poemas de Leminski estarão expostos no hall térreo da BPP, a partir das 9 horas. O poeta morreu em junho de 1989.
As imagens em preto e branco mostram o poeta em seu cotidiano, em Curitiba, durante estadas em balneários e também diante do Templo das Musas, no Instituto Neopitagórico. As fotos trazem o convívio de Leminski e com o fotógrafo Dico Kremer, que assina as imagens. Eles se conheceram no Cine Clube Pró-Arte, do Colégio Santa Maria, na Praça Santos Andrade, ainda nos anos 1960. Mas foi durante a década seguinte, quando atuavam no mercado publicitário, que Leminski e Kremer tornaram-se amigos.
“Tivemos muitas conversas sobre poesia, fui apresentado à obra de Ezra Pound, de Charles Sanders Pierce, à semiótica, à vanguarda. Por outro lado, emprestei a ele livros de Isaac Deutscher, notadamente a biografia de Trotsky, E.H.Carr, Mário Pedrosa”, conta o fotógrafo, que viabilizou a impressão do primeiro livro de poemas de Leminski, “Não fosse isso e era menos não fosse tanto e era quase” (1980).
Esta é a primeira exposição de Dico Kremer, que atua há décadas no mercado publicitário, incluindo temporadas na Europa. Atualmente, além de seu estúdio fotográfico, ele divide o tempo lecionando fotografia em Curitiba e mantém uma coluna mensal na revista Ideias, da Travessa dos Editores.
A exposição fica aberta ao público até dia 28 de setembro, de 2ª a 6ª-feira, das 8h30 às 18h30; sábado, das 8h30 às 13 horas. A entrada é franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário