sábado, 18 de agosto de 2012

Museu de Arte Contemporânea abriga duas novas exposições

Desde quinta-feira (16), o público pode conferir duas novas exposições no Museu de Arte Contemporânea (MAC): “Elementares: André Mendes e Fernando Franciosi” e “2012: proposições sobre o futuro – mostra do Acervo e Convidados”. As mostras ficam em cartaz até 4 de novembro e a entrada é gratuita.
A exposição “2012: proposições sobre o futuro” lança um olhar sobre o futuro a partir de obras do acervo do MAC e de artistas convidados, sob três lentes: arte e ciência, arte e espiritualidade e arte e sujeito. Estes focos indicam relações recíprocas e dinâmicas presentes na história da arte, cujas configurações e aproximações mudam com o tempo. Para compor a exposição buscou-se um formato dinâmico a partir de um processo coletivo em etapas de jogos, cujas escolhas foram construindo o corpo das obras selecionadas. O procedimento foi baseado na ideia de Marcel Duchamp de que a arte é um jogo. A equipe de curadoria, composta por Stephanie Dahn Batista, e pelos artistas e críticos de arte Ana Carolina Rocha, Angelo Luz, Beatrice Steimer, Cleverson Oliveira, Deborah Bruel, Keila Kern, Paulo Reis e Ricardo Carona, formou três grupos que trabalharam sob as temáticas escolhidas.
Em “Elementares: André Mendes e Fernando Franciosi”, os artistas percorrem caminhos inversos. Franciosi, ao apropriar-se dos tecidos populares como suporte e ponto de partida, constrói uma alegoria do pop no limite entre o comum e o erudito, entrelaçando-os. Ele trabalha sobre uma estrutura e a refaz, sobrepondo uma trama que na mimese da reprodução industrial engana a ordem e deixa rastros de sua sutil intervenção, propondo um jogo temporal que se mostra na demora do olhar.
Já André Mendes parte da plasticidade da tinta e seu comportamento, como ela se acomoda e se condensa, e transporta essa substância para outro corpo: o acrílico. Assim, o artista busca a forma que surge da viscosidade plástica que carrega a cor. Além de apresentar objetos que não têm a mesma aparência orgânica da tinta, mas que os solidifica de tal maneira que revigoram a discussão desenho x pintura.
O Museu de Arte Contemporânea do Paraná fica na rua Desembargador Westphalen, 16, Centro e o horário de visitação é de terça a sexta-feira, das 10 às 19h e  sábado e domingo, das 10 às 16h.  Informações: 3323-5328  ou 3323-5337.

Nenhum comentário:

Postar um comentário