quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Mozart e Purcell no programa da Orquestra de Câmara

Duas composições de W.A. Mozart (1756-1791) e uma de H. Purcell (1659-1695) integram o repertório que a Orquestra de Câmara de Curitiba apresenta neste fim de semana na Capela Santa Maria Espaço Cultural. Sob a direção musical do violinista Maurício Aguiar, o espetáculo tem como solista convidado o pianista Luiz Guilherme Pozzi. A temporada 2012 da Orquestra de Câmara de Curitiba tem patrocínio do Ministério da Cultura e da Volvo.  
A primeira peça do programa é o “Adágio e fuga em Dó menor”, que reflete a influência de Johann Sebastian Bach sobre Mozart. O pianista Luiz Guilherme Pozzi atua na segunda obra do programa, como solista do “Concerto para piano e orquestra nº 14”. A composição é um exemplo da série de obras-primas para piano, que revelam as habilidades e a genialidade do compositor austríaco. Encerrando o repertório, a Orquestra apresenta a “Suíte do Velho Solteiro, de Purcell, compositor inglês que atuou como primeiro violinista da orquestra do Rei Charles.
A orquestra - A Orquestra de Câmara de Curitiba é um dos grupos integrantes da Camerata Antiqua de Curitiba, fundada em 1974. Ao longo desses 38 anos, a orquestra, sob a direção de importantes regentes convidados, acompanhou renomados solistas brasileiros e estrangeiros, obtendo reconhecimento nacional.
Direção musical - O violinista Maurício Aguiar, diretor musical e spalla da Orquestra de Câmara de Curitiba, é o responsável pela condução do espetáculo. Residindo nos Estados Unidos desde 1991, o instrumentista é formado em Música pela Universidade de Cincinnati, com mestrado pela Universidade de Yale, onde também concluiu o curso de construção de violino.
Solista - Luiz Guilherme Pozzi é um dos grandes pianistas brasileiros da sua geração. Nasceu em Cornélio Procópio (PR), e graduou-se em piano pela Escola de Música e Belas Artes, em Curitiba, na classe da pianista e professora russa Olga Kiun. Logo após sua graduação mudou-se para a Europa a fim de prosseguir seus estudos.
As apresentações da Orquestra de Câmara de Curitiba acontecem 10 de agosto (sexta-feira), às 20h, e 11 de agosto (sábado), às 18h30. Os ingressos custam R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada). Informações: (41) 3321-2840.

Nenhum comentário:

Postar um comentário