quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Camerata apresenta o concerto “Cantico delle Creature”

O concerto que a Camerata Antiqua de Curitiba apresenta neste fim de semana tem como maestro convidado o alemão Helmut Riebl, que propôs ao grupo curitibano a execução de obras instrumentais e para coro que enaltecem as dádivas da natureza. Um delas, a que dá nome ao concerto, é “Cantico delle Creature”, do compositor tcheco Petr Eben, feita sob inspiração da obra poética de São Francisco de Assis. As apresentações acontecem na Paróquia Bom Pastor, com entrada franca, na sexta-feira (24), às 20h, e na Capela Santa Maria Espaço Cultural, a R$ 20,00 e R$ 10,00, no sábado (25), às 18h30.
Além do “Cântico das Criaturas” para coro a cappella, também será executada uma peça do músico sueco Gunnar Hahn que faz referência à música do povo Sami, da Lapônia, região ao norte da Noruega, Suécia e Finlândia. Também apresentada pelo coro a cappella, “Rondo Lapponico” é construída sobre uma canção tradicional do lapões, o jojk. Povo nômade que vaga em uma ampla área com seus rebanhos de rena, os Sami expressam por meio dessa canção a afinidade de sua cultura com a natureza. 
Completam o repertório obras de Johann Bernhard Bach (primo de Johann Sebastian Bach), Edvard Grieg e Antonio Vivaldi. Bernhard Bach foi um compositor fecundo, porém a maioria de suas obras se perdeu. A suíte que será executada no concerto é uma das poucas que chegaram à atualidade. A peça de Edvard Grieg foi composta para celebrar o bicentenário de nascimento do dramaturgo Ludvig Holberg. Encerra o concerto a “Magnificat” de Vivaldi, um dos melhores exemplos da vitalidade e criatividade desse compositor.
Helmut Riebl veio da Holanda, onde reside, especialmente para reger a Camerata neste concerto. Depois de estudos de violino, saxofone e piano em escolas da Alemanha, Riebl foi para a Holanda estudar regência e violino barroco. Como maestro, vem dirigindo um amplo repertório dos séculos 16 ao século 21. É um músico atuante em todo o continente europeu.
Também são convidados especiais deste concerto os violinistas Adriano Vargas e a cravista Elizabeth Fadel. A temporada 2012 da Camerata Antiqua de Curitiba tem o patrocínio do Ministério da Cultura e da Volvo.
Mais informações: (41) 3321-2840.

Nenhum comentário:

Postar um comentário