quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Jair Rodrigues na Caixa Cultural Curitiba

A Caixa Cultural Curitiba apresenta, nos dois últimos finais de semanada de agosto (17 a 19 e 24 a 26), espetáculo com o cantor Jair Rodrigues. Neste projeto, o cantor paulista apresenta um show repleto de bossa, canções que ficaram consagradas em sua voz e outras reconhecidas em todo o mundo. O repertório conta com músicas imortais, como “Garota de Ipanema”, “Rosa”, “Você abusou”, “Disparada”, “Saudosa Maloca” e “Isso aqui o que é”, entre outras.
Paulista de Igarapava, Jair Rodrigues de Oliveira nasceu em 1939 e iniciou sua carreira em 1957, atuando como crooner em casas noturnas do interior de São Paulo. O primeiro disco saiu em 1962, com duas canções para a Copa do Mundo daquele ano: “Brasil Sensacional” e “Marechal da Vitória”. Em 1964, atingiu grande popularidade com sua interpretação da música "Deixa isso pra lá", de Alberto Paz e Edson Meneses, canção considerada precursora do rap brasileiro.
A incursão de Jair na Bossa Nova aconteceu em 1965, quando substituiu Baden Powell em show com a então estreante Elis Regina. A sua popularidade não se restringiu somente ao Brasil, tendo se apresentado em países como Portugal, Alemanha, França, Estados Unidos e Japão. Em 1971, se apresentou em Cannes com o grupo Os Originais do Samba e, nesse mesmo ano, gravou “Festa para um rei negro”, com o samba-enredo homônimo da escola de samba carioca Acadêmicos do Salgueiro, um de seus grandes sucessos e um dos mais conhecidos refrões da história do carnaval brasileiro: “Ô lê lê, ô lá lá / pega no ganzê / pega no ganzá”.
Jair foi homenageado, em 2006, no 4º Prêmio TIM de Música, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, e recebeu indicação ao Prêmio Grammy Latino, na categoria álbum de samba brasileiro, com “Alma Negra”. Em 2009, Jair Rodrigues completou 70 anos de vida e 50 de carreira, comemorando em grande estilo no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo, gravando o CD e DVD "Festa para um Rei Negro", com participações especiais de Pelé, Alcione e Jorge Aragão, entre outros.
A apresentação de Jair Rodrigues acontece na sexta-feira e sábado, às 20h, e no domingo, às 19h. A Caixa Cultural Curitiba fica na rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro e os ingressos custam R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia, conforme legislação e correntista Caixa). Informação: 2118-5111.

Nenhum comentário:

Postar um comentário