sábado, 18 de agosto de 2012

Concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná terá regência de maestro italiano

O concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná do próximo domingo, 19 de agosto, às 10h30, no Guairão terá regência do maestro italiano Francesco La Vecchia e a participação dos solistas Luis Gustavo Surgik (violinista) e Ana Helena Surgik (violoncelista), irmãos curitibanos com carreira internacional, que estão na capital especialmente para a apresentação desta semana.
Grande expoente da música erudita na Europa, Francesco La Vecchia é maestro titular da Sinfônica de Roma desde 2002. Sob sua batuta a Orquestra Sinfônica do Paraná apresenta um repertório composto por obras de três compositores de origens diferentes, mas do mesmo período: Johannes Brahms (1833-1897), da Alemanha; Franciso Mignone (1897-1986), do Brasil, e Ottorino Respighi (1879-1936), da Itália.
A apresentação abre com “Concerto Duplo para Violino e Violoncelo e Orquestra, Op. 102”, de Johannes Brahms. Dividida em três movimentos, estreou em outubro de 1887 e teve como um dos solistas o violoncelista Roberto Hausmann, a quem Brahms dedicou a composição.
Em seguida será apresentada a peça “Festa nas Igrejas”, do paulista Franciso Mignone, um dos compositores brasileiros mais importantes de sua geração. A suíte é composta por quatro movimentos sem intervalo: São Francisco (Bahia), Rosário de Ouro Preto (Minas Gerais), O Outeiro da Glória (Rio de Janeiro) e Nossa Senhora do Brasil (Aparecida).
A última obra do concerto, “Impressões Brasileiras”, é de Ottorino Respighi. O poema sinfônico escrito em 1927 teve sua estreia no Teatro Municipal de São Paulo, sob a regência do próprio Ottorino, em sua segunda vinda ao Brasil. A obra tem três movimentos: Noite Tropical, Butantã e Canção e Dança.
Os ingressos para o concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná custam R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia-entrada conforme previsto em lei). Informações: 3304-7982.

Nenhum comentário:

Postar um comentário