sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Diretor da Orquestra de Varsóvia rege a Sinfônica do Paraná

A Orquestra Sinfônica do Paraná será regida pelo maestro polonês Antoni Wit neste domingo (5), às 10h30, no Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão). O repertório traz grandes peças da música polonesa: Pequena suíte para orquestra, de Witold Lutoslawski; Concerto N.° 2 em Ré Menor para violino e orquestra, Op. 22, de Henryk Wieniawski, com solo da violinista Aleksandra Kuls; Canções Eternas, Op.10 (Poema Sinfônico para orquestra), de Mieczyslaw Karlowicz; e Krzesany (Poema Sinfônico), de Wojiech Kilar.
Antoni Wit, atual diretor musical da Orquestra Filarmônica da Varsóvia, vem ao Paraná pela primeira vez. Nos últimos anos tem regido importantes orquestras, entre elas a Filarmônica de Berlim, Staatskapelle Dresden, a da Academia de Santa Cecília, da BBC, Filarmônica de Londres e a Tonhalle de Zurique. É reconhecido por suas gravações completas de música polonesa – em particular Szymanowski, Karłowicz e Lutoslawski – assim como Mahler e Strauss. Diversas vezes homenageado, em 2001 recebeu o prêmio de Cannes Clássica pelo seu álbum de Oliver Messiaen’s Symphony Turangalila.
Solista – A polonesa Aleksandra Kuls, de 21 anos, tem vários prêmios no currículo. Atualmente estuda na Academia de Música de Cracóvia. Já realizou apresentações na Bélgica, Noruega, Alemanha, Áustria e Ucrânia. No momento tem uma bolsa de estudo do Ministério da Cultura, do Patrimônio Nacional e da Fundação Pró-Música Bona. Aleksandra Kuls é representada pela Associação Ludwig van Beethoven.
O concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná tem ingressos a R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia-entrada conforme previsto em lei). Informações: 3304-7982

Nenhum comentário:

Postar um comentário