quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Fundação Cultural promove Encontro de Coletivos de Cinema

A Fundação Cultural de Curitiba promove neste fim de semana, na Cinemateca, o I Encontro de Coletivos de Cinema. De 31 de agosto a 2 de setembro (sexta a domingo), serão exibidos filmes realizados coletivamente, modelo que tem obtido destaque no circuito cinematográfico brasileiro nos últimos anos, conquistando prêmios em grandes festivais.  Serão realizadas também mesas-redondas, com a presença de realizadores de diversos coletivos de cinema do Brasil.
As mesas-redondas acontecem na sexta-feira e sábado às 19h30. A primeira contará com a participação dos representantes do Coletivo Símio (Recife), Coletivo Duas Mariola (Rio de Janeiro), Coletivo Alumbramento (Ceará) e Coletivo Atalante (Curitiba); a segunda mesa será sobre distribuição de filmes alternativos, com a presença de representantes da Vitrine Filmes e Lume Filmes. Os filmes serão exibidos em sessões às 16h e 18h, e no domingo também às 20h.
De acordo com a coordenadora da Cinemateca de Curitiba, Solange Stecz, a produção dos coletivos é o que existe de mais novo na linguagem do cinema brasileiro. “A ideia é mostrar para a comunidade essa nova produção, e também estabelecer laços com esses realizadores, oferecendo os espaços da Fundação Cultural de Curitiba para a exibição de seus filmes, já que a distribuição é uma das maiores dificuldades desses grupos”, explica Solange. Por isso, além de reunir os realizadores, o encontro traz também representantes de distribuidoras independentes. “Será um espaço de discussão para que essas pessoas mostrem suas experiências”, afirma.
Solange Stecz conta que a base teórica para a organização do evento é um artigo acadêmico de Fábio Ribeiro, seu aluno no Curso de Cinema da FAP – Faculdade de Artes do Paraná. Fábio fez uma reflexão a respeito dos coletivos de cinema e integrará uma das mesas-redondas. A programação é gratuita para todo o evento.
Confira a programação completa em bit.ly/POmoIq

Nenhum comentário:

Postar um comentário