terça-feira, 14 de agosto de 2012

Jesus em quadrinhos na Caixa Cultural Curitiba

A Caixa Cultural Curitiba apresenta, nesta quarta-feira (15), às 20h, mais uma sessão do projeto Cena HQ Brasil, com direção de Paulo Biscaia Filho. Agora é a vez da obra “Yeshuah - Assim em Cima Assim Embaixo”, de Laudo Ferreira, com direção de cena de Marcio Mattana, diretor, autor e professor da Faculdade de Artes do Paraná.
Com roteiro e desenhos de Laudo Ferreira Júnior e arte-final de Omar Viñole, a obra está na primeira parte e conta a história de Jesus, em 160 páginas. “Yeshuah” é baseado em nove anos de pesquisa, nos textos dos Evangelhos Canônicos de Matheus, Marcos, Lucas e João, além de pesquisas de vários textos históricos e em diversos segmentos religiosos, literários, cinematográficos e musicais.
Yeshuah é uma palavra hebraica, que significa salvação; grafada assim como também os nomes das personagens, termos e localidades. É o caso da cidade de Belém, que é escrita Beth Lehem; Maria que virou Miriam, José virou Yosef e Joaquim é Yohahim. A tradução para o hebraico, curiosamente, criou um distanciamento da história conhecida por todos, como se tratasse de outros acontecimentos, o que permite ao leitor aproveitar a obra dentro de outra ótica.
Jesus entra na parte final da história, juntamente com seu irmão Yaakov (Tiago), ambos seguidores do batista Yohánan (João) que, entre tantos fiéis no meio do Jordão, conhecem Miriam (Maria), uma mulher independente e desejosa de conhecer novas verdades espirituais, as quais acreditava ter encontrado em Yohánan, até conhecer aquele misterioso e curioso homem – Yeshu. 
Segundo Ferreira Júnior, a ideia não foi criar um roteiro completamente novo. “O desafio foi justamente trabalhar em cima da versão canônica, dando minhas intervenções e meu pensar, quer textualmente ou visualmente, sobre várias sequências da história. O ‘meu’ Jesus, a ser apresentado nessa história, teria que ser um homem normal, humano e completamente fora da aura católica e santa que as grandes obras do renascimento estão impregnadas”, explica o autor.
A obra completa contará com aproximadamente 500 páginas, dividida em três volumes. “Na primeira etapa do trabalho, muitas certezas haviam sido plantadas na minha cabeça, para continuar a contar a história. A caminhada de Jesus, e seu Deus interior sendo construído, é a possibilidade que todos temos de gerar sempre o melhor dentro de todos nós”, conclui Laudo. O autor participa de um bate papo com o público, após a leitura.

Cena HQ Brasil - Com patrocínio da Caixa Econômica Federal, o projeto Cena HQ Brasil traz leituras mensais de graphic novels à CAIXA Cultural. Com a curadoria de autores a cargo de José Aguiar, e a curadoria de encenadores feita por Paulo Biscaia Filho, o programa faz com que esses inusitados encontros, entre quadrinhos e cena, deflagrem discussões sobre a produção de quadrinhos no Brasil, pois cada leitura é seguida de um debate entre o encenador e o autor da obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário