quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Meninos Cantores de Viena no Teatro Positivo

Um dos mais famosos corais do mundo, os Meninos Cantores de Viena voltam ao Brasil. Após 14 anos, o grupo - criado em 1498 - retorna ao país para uma série de shows que passará por 10 cidades. Com realização da Branco Produções, eles desembarcam pela primeira vez em Curitiba, nesta sexta-feira (13), em única apresentação no Teatro Positivo - Grande Auditório (rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300) às 21horas. Além da capital paranaense, eles passam por Goiânia, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Porto Alegre, Novo Hamburgo, Ribeirão Preto, Recife e Santos.
Sob a regência do maestro italiano Manolo Cagnin, os Meninos Cantores de Viena trazem em seu repertório obras de compositores consagrados como Mozart, Mendelssohn, Haydn e Strauss, além de obras populares como: “Oh, happy day”, “My heart will go on”, “Thank you for the music” (do grupo Abba), “Can you fell the love tonight” e um medley de canções do cantor Michael Jackson.
O coral é uma organização privada e sem fins lucrativos. Há aproximadamente 100 coralistas com idades entre 10 e 14 anos de idade, divididos em quatro grupos, que realizam cerca de 300 concertos por ano para um público estimado em 500 mil pessoas. Cada turnê dura de nove a onze semanas e os garotos são selecionados principalmente na Áustria, mas há também cantores de outras partes do mundo. A turnê brasileira contará com 25 dos 100 jovens que compõem o grupo.
Famoso mundialmente por seu elevado padrão vocal, o grupo de vozes soprano e alto existe desde a Idade Média e já trabalhou com músicos renomados como Mozart, Heinrich Isaac, Paul Hofhaimer e Franz Schubert (que fez parte do coro quando jovem).

Os Meninos - O coral Meninos Cantores de Viena é uma versão moderna do conjunto Garotos da Corte de Viena, criado depois que o imperador Maximiliano I de Hamburgo, em uma carta escrita em 07 de julho de 1498, pediu para que os oficiais da corte empregassem um mestre de música, dois percussionistas e seis garotos. O grupo permaneceu em atividade até 1924, quando foi criado um grupo de músicos profissionais.
Desde 1948, o Palácio Augarten, na Áustria, é a sede e a escola dos cantores. Os garotos recebem educação musical, e muitos deles, já na idade adulta tornam-se músicos profissionais, como os compositores Jacobus Gallus, Franz Schubert, e os maestros Hans Richter, Feliz Mottl e Clemens Krauss, todos ex-membros do coral.

Informações sobre ingressos: 3315-0808 ou www.diskingressos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário