sábado, 21 de setembro de 2013

Teatro Guaíra será restaurado pela primeira vez desde a inauguração

(AEN) - O Teatro Guaíra, em Curitiba, vai passar pelo primeiro restauro completo desde a sua inauguração, em 1954. Na primeira fase da obra, os auditórios Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão) e Salvador de Ferrante (Guairinha) receberão novos carpetes e todas as poltronas serão reparadas, incluindo a troca de tecidos e recuperação da estrutura em madeira e das engrenagens, mantendo o mesmo padrão. As licitações para os serviços foram abertas e as empresas devem retirar o edital no site www.comprasparana.pr.gov.br
As propostas devem ser entregues para a Comissão de Licitação do Teatro Guaíra, na sala 208, em horário comercial, Rua XV de Novembro, 971. Para retirada e troca dos carpetes as propostas devem ser entregues até 31 de outubro e para restauro das poltronas, até 4 de novembro. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (41) 3304-7952 e 3304-7929.
A revitalização e recuperação de espaços culturais é uma das metas definidas pelo governador Beto Richa para a área cultural. “Não adianta ter um equipamento se ele não puder ser usado adequadamente. O Guaíra é um espaço muito importante para a nossa cultura e merece este restauro”, destaca o secretário estadual da Cultura, Paulino Viapiana.
Pelo programa de revitalização e manutenção de espaços culturais, previsto nas metas de governo, outros importantes equipamentos ligados à Secretaria da Cultura estão sendo recuperados, como a Biblioteca Pública do Paraná e o Museu da Imagem e do Som (MIS-PR), este fechado há mais de uma década.

PROJETOS - O restauro será feito por etapas, a partir dos projetos executivos elaborados pela empresa PJJ Malucelli, vencedora da licitação lançada em 2012. Como o prédio é tombado, toda intervenção deve ser feita de acordo com a legislação e sob a ótica da preservação do patrimônio histórico. A revitalização engloba ainda a impermeabilização do teatro, isolamento acústico, modernização da cenotecnia, iluminação cênica, imagem e sonorização, portarias, camarins, além de recuperação das redes hidráulica e elétrica, geradores de energia sistema de carga e descarga e mobiliário.
Somente no primeiro semestre de 2013, mais de 20 mil pessoas passaram pelos auditórios. “Com esses primeiros restauros vamos oferecer ao público mais conforto e comodidade. Em breve também serão licitados o ajardinamento e iluminação externa do prédio. Em 2014, vamos licitar as reformas de todos os banheiros e portarias”, anunciou Monica Rischbieter, diretora-presidente do Teatro Guaíra.

ESTRUTURA – O Centro Cultural Teatro Guaíra, mantido pelo Governo do Estado, é referência internacional na área cultural. Localizado no coração da capital paranaense, a estrutura ocupa 17 mil metros quadrados. O projeto arquitetônico é de Rubens Meister, um dos principais nomes da arquitetura modernista do Brasil. A construção começou em 1952.

O prédio abriga três auditórios. O Salvador de Ferrante, conhecido como Guairinha, foi o primeiro a ser inaugurado, em 1954, com 496 lugares, divididos entre plateia e balcão. O Bento Munhoz da Rocha Netto possui 2.167 lugares, divididos entre plateia, primeiro e segundo balcões, e foi inaugurado em 12 de dezembro de 1974. O auditório Glauco Flores de Sá Brito, o Miniauditório, com 107 lugares foi o último a ser inaugurado, em 1975. Seu espaço pequeno e aconchegante apresenta condições técnicas para espetáculos de pequeno porte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário