sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Badi Assad é a atração do Festival No Improviso

A compositora Badi Assad, considerada uma das maiores violonistas do mundo, faz única apresentação em Curitiba neste sábado (21), 21h, no Teatro Bom Jesus. O show conta com participação especial de Diogo Guanabara e faz parte do "II Festival No Improviso - Jazz & Blues".
Com mais de 20 anos de carreira internacional, Badi se destaca como criadora de um estilo peculiar. No palco, voz, violão e o corpo são os instrumentos da artista que trabalha com a composição harmoniosa desses três elementos.
Sua carreira começou ainda na adolescência, quando já angariava premiações no cenário da música nacional. Lançou o primeiro disco em 1989 e, em 1994, a revista norte-americana Guitar Player a elegeu uma das melhores 100 artistas do mundo. Dois anos depois, a America Classical Guitar publicou que Badi era um dos dez jovens talentos que revolucionaram o uso da guitarra na década de 90.
No início da carreira, Badi subia ao palco apenas com o violão, mas foi incorporando a voz, o corpo e alguns outros instrumentos às apresentações. O resultado são interpretações e arranjos muito especiais. Com vários CDs lançados pelo mundo, Badi já trabalhou com artistas como Bob McFerrin, Yo-Yo-Ma, David Broza, Sarah McLaughlin, Seu Jorge, Elba Ramalho, Naná Vasconcelos e Toquinho entre tantos outros. Também registra participações especiais em alguns dos mais prestigiados festivais internacionais como “Montreal Jazz Festival” (Canadá), “North Sea Jazz Festival” (Holanda) e teatros como “L’Opera de Paris”, “Metropolitan Museum” (New York), Palais de Beaux-Art” (Bruxellas), “The GreekTheater” (Los Angeles), “Sala São Paulo” e “Teatro Municipal do Rio de Janeiro”.
Para comemorar seus primeiros 20 anos de carreira, Badi lançou, em 2010, um DVD comemorativo intitulado “Badi Assad”, trazendo as 15 músicas mais representativas de sua trajetória musical. No mesmo ano foi a protagonista de uma ópera contemporânea, “Ópera das Pedras”, dirigida por Denise Milan e pelo norte-americano.
No "II Festival No Improviso - Jazz & Blues", Badi Assad realizará o lançamento de seu novo álbum, “Amor e Outras Manias Crônicas”. Neste show, a violonista traz o repertório de seu trabalho que tem a produção musical de Guilherme Kastrup e do multi-instrumentista Márcio Arantes.  Todas as canções são de sua autoria, exceto “Saudade Verdade Sorte”, com letra de Pedro Luís.

O improviso - Para Jam Session, Badi Assad convida o bandolinista Diogo Guanabara, revelação da música potiguar que iniciou seus estudos aos 9 anos de idade. Vencedor do troféu Clave de Sol oferecido pelo prêmio Hangar, Guanabara foi reconhecido como instrumentista revelação pelos júris popular e oficial. Apresentou-se no Festival de Música Brasileira na França, onde também participaram Jorge Ben Jor, Chico César e Renato Borgheti. Em 2002, no Rio de Janeiro, ao lado de nomes como Hamilton de Hollanda, Yamandu Costa e Armandinho, participou do álbum duplo "Ao Jacob, seus Bandolins" lançado pela gravadora Biscoito Fino em homenagem a Jacob do Bandolim, produzido por Hermínio Bello de Carvalho. Entre 2005 e 2006 trabalhou com Oswaldo Montenegro. No último disco do menestrel participou de algumas faixas, dentre elas “Quando a gente ama” que foi da trilha sonora da telenovela “Sinhá Moça” da TV Globo. O músico que já dividiu o palco com artistas de renome como: Luis Melodia, Benito di Paula, Roberta Sá, Oswaldo Montenegro e Baden Powell, improvisa ao lado de Badi Assad.

O festival - Com realização do Ministério da Cultura, Governo Federal e Montenegro Produções Culturais, a segunda edição do “Festival No Improviso” conquista espaço na cena local e ganha notoriedade com a classe artística.
Mantendo a proposta de contribuir para o fortalecimento do gênero e democratizar o acesso aos shows, a curadoria de 2013 selecionou atrações nacionais e internacionais que farão apresentações improvisadas com músicos locais. “A informalidade das Jam Sessions resgata as origens do jazz e blues, trazendo liberdade e improvisação no palco. Esse formato trouxe a característica maior do festival ao promover a troca de experiências entre músicos de diferentes escolas”, explica Carolina Montenegro, coordenadora geral do projeto.  Com a proposta de contribuir para formação de jovens platéias, o projeto visa atender uma carência na continuidade e sistematização de ações que fortaleçam os ritmos jazz & blues e incentivar o desenvolvimento, a sensibilidade e criatividade por meio do contato com a linguagem artístico – musical. “Com o grande número de artistas com altíssimo nível no nosso país e em nossa cidade, a curadoria se vê na delicada posição de selecionar quais atrações se adequam aos critérios de qualidade da proposta artística, currículo profissional, criatividade, originalidade e relação com o público”, destaca Mateus Sokolowski, coordenador artístico do projeto.
A grade de programação, que abriu com Zimbo Trio e Sérgio Albach, seguiu com Blues Etílicos, Nuno Mindélis e Saul Trumpet, receberá ainda a presença de Igor Prado Blues Band, Ari Borger, Sax Gordon (EUA), Muddy Waters Jr (EUA), Decio Caetano Blues Band, entre outros. 

Mais informações: 3315-0808 ou www.diskingressos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário