sábado, 21 de setembro de 2013

Locais que fizeram parte da vida de Paulo Leminski formarão um roteiro turístico-cultural de Curitiba

Curitiba vai ganhar um novo roteiro turístico-cultural, que celebrará a vida do poeta Paulo Leminski. O Roteiro Paulo Leminski está sendo estruturado pelo Instituto Municipal de Turismo (Ctur) para que entre em operação no próximo ano, preferencialmente antes de 24 de agosto, data na qual o escritor e poeta comemoraria 70 anos. O projeto foi apresentado na manhã desta quinta-feira (19) ao prefeito Gustavo Fruet, com a presença do presidente do Ctur, Paulo Colnaghi, da diretora de Turismo da Ctur, Cristiane Santos, e da filha do escritor, a jornalista Áurea Leminski.
 “Fico muito feliz com o projeto que valoriza a essência do Paulo Leminski. Isso será um legado que, mesmo daqui a 30 anos, poderá ser contemplado pelo curitibano e pelos turistas que passam pela cidade e que poderão conhecer mais sobre o Leminski que é um ícone da literatura de Curitiba e do Brasil”, afirmou Fruet.
Para celebrar a história deste curitibano que ganhou destaque no cenário literário nacional, serão criados espaços alusivos ao poeta, como a construção de um espaço cultural na Pedreira Paulo Leminski, uma estátua (em local ainda a ser definido), e a execução de algumas ações de divulgação como a plotagem dos ônibus da Linha Turismo (em 2014) com os traços do bigode do artista, uma de suas características marcantes.
Locais que fizeram parte da vida do escritor já foram catalogados para integrar o roteiro de visitação com destaque para a casa onde Leminski morou na infância, o colégio no qual estudou, locais que costumava freqüentar como livrarias, restaurantes e cafés, a Pedreira Paulo Leminski e o Estádio do Atlético Paranaense.
Temos a grande oportunidade de eternizar Paulo Leminski através deste roteiro turístico, que a exemplo de grandes cidades pelo mundo valorizam seus ícones históricos culturais. As pessoas terão a oportunidade de viver Leminski em sua essência mais pura visitando os locais por ele freqüentados e descobrir um pouco sobre sua vida além dos poemas”, complementou Colnaghi.

Áurea Leminski também aprovou a ideia de homenagear seu pai através da criação de um roteiro. “Espero que com os pontos do roteiro, as pessoas se sintam mais próximas de Paulo Leminski. O Roteiro Cultural tende a criar uma fidelidade do público com a cidade, com os bares, restaurantes e locais comuns que meu pai frequentava e ali criou muitas de suas obras. Será mais uma opção e sugestão para que todos, curitibanos e turistas, conheçam um pouco mais da cultura da nossa cidade”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário