sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Musicletada encerra neste final de semana ações do mês da Bicicleta no Paraná

O Musicletada, festival que marca o encerramento do Mês da Bicicleta no Paraná - conforme a Lei 316/12, sancionada pelo governador Beto Richa - acontece neste fim de semana (21 e 22), na Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico, em Curitiba.
A programação, que começa a partir das 10h de sábado (21), reúne mobilidade, gastronomia, cultura e arte. As apresentações musicais, que incluem shows de dez bandas que mais se destacam atualmente no cenário municipal e estadual, acontecerão até às 21h de domingo (22).

SUSTENTABILIDADE - Nesta edição do Musicletada o tema sustentabilidade também foi inserido por meio de uma parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Uma das novidades é que a Secretaria do Meio Ambiente e a Souza Cruz levarão para o evento a campanha "Bituca no lixo: atitude de cidadão". Os adesivos explicativos da campanha serão fixados em pontos estratégicos e distribuídos aos visitantes.
Além disso, a empresa ASE Logística de Eventos fornecerá 20 lixeiras para a coleta seletiva do lixo gerado durante o Musicletada. Com o apoio do público, espera-se incentivar a separação do material reciclável que posteriormente será encaminhado para cooperativas da região.
"A mobilidade urbana sustentável é hoje um dos principais desafios dos administradores públicos e a bicicleta é um meio de transporte que agrega as pessoas, beneficia o meio ambiente, as cidades e a saúde da população", afirma o diretor geral da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Caetano de Paula Júnior. Ele explica que a partir da Lei que cria no Paraná o Mês da Bicicleta foi possível ampliar o calendário de atividades educativas promovidas pelo poder público, iniciativa privada e a sociedade em geral.
Durante o evento também vão acontecer oficinas de materiais recicláveis, distribuição de mudas nativas, debates sobre desenvolvimento sustentável e mobilidade e brincadeiras para crianças e adultos. Haverá também bazar de trocas centradas na cultura da bicicleta, práticas de yoga e meditação também estarão disponíveis para o público.
Michelle Hesket, uma das produtoras do Musicletada, conta que a organização do festival procurou aplicar ações de sustentabilidade, inclusive, na produção do evento "Pensamos em reduzir o consumo de energia, promovendo 70% da programação durante o dia e aproveitando a luz natural. Além disso, vamos respeitar a lei de silêncio e estimular a limpeza, a coleta seletiva e a logística reversa de resíduos sólidos", informou Michelle.

CICLO PARANÁ - O Governo do Estado está elaborando o Programa Ciclo Paraná, juntamente, com cicloativistas, universidades e órgãos de governo. O objetivo é nortear os municípios paranaenses que tiverem interesse em incentivar o uso da bicicleta como modal de transporte alternativo e sustentável.
Entre as ações previstas estão as rotas municipais e estaduais de cicloturismo, elaboração dos planos municipais de apoio à bicicleta, campanhas de incentivo à carona solidária e educação no trânsito. Todas as novas obras rodoviárias e novos Parques terão ciclovias.

Programação do Musicletada:

SÁBADO (21)

10h - Abertura do evento com prática de Yoga – Yoga nos Parques

10h - Yoga para crianças – Govardhana.

10h40 - Orquestra de silêncio e Oficina de Mantras – Govardhana.

11h -12h -Brincadeiras – jogo da velha, amarelinha, pintura, cabo de guerra (corda bamba), minhocão – Bicicletaria Cultural

14h - Debate sobre desenvolvimento sustentável e mobilidade com a designer Rosângela Araújo.

15h - Abertura Bazar de Trocas

15h - Show do grupo Serenô

16h - Show Essa Noite vai Ter Sol

15h30 Casa labirinto

17h - Show com o grupo Trombone de Frutas

18h - Show com o grupo Locomotiva Duben

19h - Show com o grupo Confraria da Costa

DOMINGO (22)

10h - Abertura do evento com prática de Yoga – Yoga nos Parques e Orquestra de silêncio e Oficina de Mantras – Govardhana.

10h - Yoga para crianças – Govardhana

11h - Brincadeiras – jogo da velha, amarelinha, pintura, cabo de guerra (corda bamba), minhocão – Bicicletaria Cultural

14h - Oficina de Ecodesign e ciclo de vida de produtos e serviços com a designer Rosângela Araújo.

15h30 - 17h30 - Casa Labirinto

15h - Show com A Banda Mais Bonita da Cidade

15h - Praça Rui Barbosa – largada da Marcha das 2013 bicicletas – Bicicletaria Cultural

16h - Show com Bernardo Bravo

17h - Show com Janaina Fellini

18h - Show com Cabes

18h - Chegada da Marcha das 3000 bikes


19h - Show com Real Coletivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário