sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Documentário registra a tradição do Boi de Mamão no Paraná

A pesquisadora e cineasta Lia Marchi lança neste sábado (21), o documentário “Boi de Mamão no Paraná”, às 14 horas, no SESC Paço da Liberdade. Na ocasião, além da exibição do filme, foi preparada uma programação especial, com entrada franca, que vai realizar uma oficina aberta ao público e a apresentação do auto do Boi de Mamão da Associação Mandicuera de Paranaguá. O projeto tem apoio da Fundação Cultural de Curitiba por meio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura de Curitiba e patrocínio do Banco do Brasil.
Lia explica que nesta tradição- que mistura música, dança e teatro, entendida como festa, auto, brincadeira ou dança dramática -, uma série de personagens como o Mateus, o Vaqueiro, a Bernunça, a Maricota, o Doutor, o Cavalinho, e claro, o Boi contam a história da morte e ressurreição de um boi. “Tradicionalmente costumava-se fazer a brincadeira na altura do Carnaval e por vezes no Natal ou São João. Nos dias que correm, o boi acontece em diversos espaços físicos e temporais, não raro em apresentações programadas, que ajudam no atual contexto, a valorizar e oportunizar a realização da brincadeira”, conta a cineasta.
O documentário mostra o dia a dia de Aorélio Domingues, uma liderança caiçara que está à frente da Associação Mandicuera e com o apoio de amigos e jovens locais movimenta a comunidade para manter a brincadeira do Boi de Mamão. Antes de registrar o auto do Boi de Mamão, Lia realizou uma pesquisa de campo em 2011 e, posteriormente, em 2012, gravou o auto em Paranaguá. O resultado traz a riqueza da uma encenação popular com muita música, dança, brincadeiras e entrevistas com os envolvidos dessa tradição no Paraná.
Lia Marchi acredita que o Paraná guarda tradições culturais e musicais de grande importância. “Apesar de sua inegável relevância, estas são ainda pouco conhecidas do povo paranaense e dos brasileiros em geral. O tema do Boi de Mamão, tido como tradição de referência em muitos estados brasileiros - nos quais aparece com outros nomes como: bumba meu boi, bumba boi, boi de ouro, boizinho, auto do boi, entre outros - tem infelizmente escassa documentação de registro no Estado. O desconhecimento desta riqueza cultural e de outras tantas se deve, em parte, a ausência de registros das festas e tradições e a sua limitada divulgação. Neste DVD apresentamos um documentário e o auto do Boi de Mamão na íntegra”, comenta.
No Paraná há registros da brincadeira do Boi de Mamão em Paranaguá, Guaratuba, Antonina. Alguns pesquisadores como Fernando Correia de Azevedo e Inami Custódio Pinto recolheram temas musicais e publicaram algumas referências sobre o auto. Vladimir Kozák, cineasta e pesquisador, deixou registradas apenas as imagens do boi, que mesmo sem o áudio, são algumas das raras gravações sobre a festa.
O projeto do documentário Boi de mamão no Paraná é fruto das pesquisas, na área de folclore e etnomusicologia, que Lia Marchi vem desenvolvendo há 12 anos sobre tradições musicais populares.

O SESC Paço da Liberdade está situado na praça Generoso Marques, 189, Centro. As atividades têm entrada franca e para participar das Oficinas é necessário se inscrever pelo e-mail pacodaliberdade@sescpr.com.br ou pelo telefone 3234-4200. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário