sábado, 14 de setembro de 2013

Maestro Fabio Mechetti rege a Orquestra Sinfônica do Paraná

O concerto deste domingo (15) da Orquestra Sinfônica do Paraná será em comemoração a Semana da Cultura Paz realizada pelo projeto ConPaz aprovado no ano passado pela Assembleia Legislativa, com objetivo de movimentar atividades comunitárias, parlamentares e governamentais pela paz.

Regência - O maestro Fabio Mechetti é um dos mais importantes e premiados regentes brasileiros. Ele divide seu trabalho e grande experiência entre o Brasil e Estados Unidos. Atualmente é o diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica de Jacksonville, e ocupa os mesmos cargos na Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, desde a sua criação em 2008 .

Solista - Tatiana Figueiredo (soprano) é paulista, graduada em Música e pós-graduada em Performance do Canto Lírico pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Premiada em diversos concursos entre eles o “VII Concorso International di Canto em Biella (2008); Concurso Internacional de canto em San Gemini (2008); Melhor intérprete de ópera em 2011 no Concurso Bidu Sayão ( Brasil) e também o primeiro e segundo prêmios na Mostra Maranhense de Canto Lírico (Maracanto), como melhor intérprete de ópera.

Programa - Abre o concerto o prelúdio da ópera “Die Meistersinger von Nürenberg” (Os Mestres-Cantores de Nüremberg), de Richard Wagner, compositor alemão que este ano completaria 200 anos de nascimento e 130 de sua morte. A peça conta a história de uma associação de poetas e músicos amadores durante a metade do século XVI.
 “Les Illuminations Op. 18” (As Iluminações) faz parte do ciclo de canções escrito por Benjamin Britten, baseada no poema Illuminations do poeta francês Arthur Rimbaud. O compositor inglês que completaria em novembro 100 anos demostrou seu talento muito jovem, aos 14 anos já tinha composto dez sonatas para piano e seis quartetos de cordas, um oratório e um poema orquestral intitulado “Chaos and Cosmos” (O Caos e o Cosmos).
A “Sinfonia no. 7 em Ré Menor - Op. 70”, de Antonín Dvorák, encerra o concerto. A peça é também conhecida como "A Grande Sinfonia em ré menor" e foi escrita entre dezembro de 1884 e março de 1885. O compositor tcheco do período romântico usou como inspiração para suas composições muitos elementos folclóricos.
Este concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná acontece às 10h30 no Guairão e os ingressos custam R$ 20,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário