sexta-feira, 13 de setembro de 2013

“O menino que inventou o avião” mostra a infância do pai da aviação

Obra livremente inspirada na infância de Alberto Santos Dumont e contracenada por alunos que integram o Grupo de Teatro do Colégio Positivo, “O menino que inventou o avião” retrata a infância do inventor brasileiro, mostra as rotinas e convivências familiares do personagem histórico e ensina às crianças o quão importante é sonhar e persistir até concretizar seus desejos.
A peça, com indicação de faixa etária de quatro a dez anos, fica em cartaz até domingo (15), sendo que as apresentações acontecem aos sábados (16h) e aos domingos (11h e 16h), no Teatro Positivo – Jardim Ambiental (rua Itupava, 985, Hugo Lange).
Com duração de aproximadamente 40 minutos, a narrativa tem início em 20 de julho de 1883, dia em que o inventor completaria dez anos. A partir daí, a peça ilustra, de maneira lúdica, acontecimentos históricos, brincando com as divagações do aviador sobre o potencial que o homem tem de voar, assim como as aves. A obra mostra que, desde tenra idade, Alberto Santos Dumont era obstinado pela ideia do voo humano. Mesmo sendo zombado por seus irmãos e amigos, o inventor não desistiu e trabalhou em seu projeto até alcançar o sucesso. O espetáculo mostra ainda que, mais do que um pesquisador dedicado, Santos Dumont foi uma criança boníssima, sensível e que possuía um autodomínio rigoroso.
O enredo é fundamentado na importância de sonhar e de ser persistente para realizar os sonhos e desejos. O ambiente onírico, que remete à imaginação das crianças, traz ao palco uma montagem mágica, fluida, instrutiva, educativa e lúdica.
O argumento foi desenvolvido pelo diretor corporativo de Marketing do Grupo Positivo, Rogério Mainardes, e o roteiro foi escrito pela mestre em Literatura e graduada em Artes Cênicas, Clímene Fávero. A assessora de Teatro do Colégio Positivo e diretora-geral da peça, Rafaela Ricardo, foi a responsável pelos ensaios com os 24 alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio do Colégio Positivo – Jardim Ambiental e do Colégio Positivo Júnior.
Os ingressos custam R$ 15,00 e R$ 7,50 (meia). A peça é dirigida a crianças de quatro a dez anos, mas todos são convidados a participar. Toda a arrecadação da bilheteria será destinada ao Lar O Bom Caminho, grupo que acolhe e presta serviços para crianças em situação de vulnerabilidade ou risco social e pessoal. O projeto conta com o patrocínio do HSBC e do Ministério da Cultura e com o apoio da Spaipa, Sinepe-PR e Gazeta do Povo. Mais informações: 3315-0808 ou www.diskingressos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário