quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Festival de curtas na Caixa Cultural Curitiba

A Caixa Cultural Curitiba apresenta, a partir desta sexta-feira (20) até domingo (22), o “Kinoforum Curitiba 2013”, extensão do “Kinoforum - Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo”, que chega a sua 24ª edição. O festival é um ponto de encontro da produção latino-americana com a internacional. Após a exibição de cada sessão, serão realizados debates sobre os filmes apresentados, com o intercâmbio de experiências culturais, econômicas e políticas relacionadas ao curta-metragem.
Serão realizadas cinco sessões, com diferentes programações, totalizando 25 curtas de mais de 20 países. Entre eles, estão o francês “A Fuga”, vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim 2013, o argentino “9 Vacinas” (foto), melhor curta do 15º BAFICI (Festival Internacional de Cine Independiente de Buenos Aires) e o colombiano “Solecito”, que integrou a Quinzena dos Realizadores de Cannes, deste ano, e recebeu o prêmio da Mostra Latina no Kinoforum de São Paulo. “Meu amigo virtual”, da produtora curitibana O Quadro, é o único representante brasileiro. O filme tem roteiro e direção de Christopher Faust.
Participam dos debates os pesquisadores de cinema Erick Felinto, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro; Luiz Antonio Salgado, da Faculdade de Artes do Paraná, e Denize Araujo, coordenadora da pós-graduação em Cinema e docente do Mestrado e Doutorado de Cinema e Audiovisual da Universidade Tuiuti do Paraná.
Denize, que organiza o Kinoforum Curitiba desde a primeira edição, em 2011, conta que a maior ênfase está em filmes internacionais, que raramente chegam à capital. “As sessões privilegiam documentários, ficções, animações e obras experimentais. Além da diversidade de filmes e países de origem, procuramos criar sessões em que os curtas dialoguem entre si de alguma forma”, explica.

O evento tem entrada franca, com distribuição de ingressos na bilheteria da Caixa Cultural 1 hora antes do início de cada sessão que acontecem sexta às 19h, sábado e domingo às 15h30 e às 19h. Informações: 2118-5111. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário