segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Encontro no Conservatório de MPB abre o Curitiba Jazz Meeting

Nesta quarta-feira (2), às 20h30, o Conservatório de MPB, uma das unidades da Fundação Cultural de Curitiba, abriga o workshop "Conversa de Músico". O evento abre a programação da sexta edição do Curitiba Jazz Meeting, que até o próximo domingo (6) reúne na cidade expoentes nacionais e internacionais do jazz contemporâneo. O encontro no Conservatório de MPB conta com a participação de sete instrumentistas que irão falar sobre seus processos criativos e improvisar performances musicais. A entrada é franca.
O bate-papo musical acontece entre o clarinetista curitibano Sérgio Albach, professor do Conservatório de MPB e diretor da Orquestra À Base de Sopro; o pianista, arranjador e regente mineiro André Dequech, que divide sua atuação entre o Brasil e os Estados Unidos; o contrabaixista Alberto Lopes, de Belo Horizonte (MG); o baterista Esdra Neném Ferreira, também de Belo Horizonte (MG); o trompetista Ron Di Lauro, vindo de Montreal (Canadá); mais o violonista e compositor paulista André Geraissati e a pianista paranaense Mirna Dequech Seleme, que respondem, respectivamente, pela direção artística e pela produção do Curitiba Jazz Meeting.

Programação – Os espetáculos do sexto Curitiba Jazz Meeting, que se caracterizam pela criatividade e elegância desse gênero musical, serão realizados no Teatro Guaíra, sempre às 20h30. Na quinta-feira (3), o Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) recebe o show Duo Cello & Violão, com Gustavo Tavares e Nelson Faria. Brasileiros radicados na Noruega e na Suécia, respectivamente, juntos eles realizam extraordinário duo camerístico de violoncelo e violão, combinando elementos de música erudita e popular.
Na sexta-feira (4), no mesmo auditório, apresenta-se o grupo Jazz Meeting Ensemble, com a participação especial do trompetista canadense Ron Di Lauro, sob a regência do pianista e arranjador André Dequech. O variado repertório compreende clássicos do jazz, pop e world music. Compõem o grupo os músicos Sérgio Albach (clarinete e clarinete baixo), Gabriel Schwartz (saxofone, flauta e piccolo), Paulo Siqueira (saxofone, flauta e fagote), Edvaldo Chiquini (trompa), Rogério Leitum (trompete), Sérgio Coelho e Rodrigo Vicaria (trombones), Guilherme Efrom (trombone baixo), Péricles Gomes e Samuel Pessati (violoncelos), Alberto Lopes (contrabaixo) e Esdra Neném Ferreira (bateria).
Para o sábado (5), também no Guairinha, está agendado o quarteto alemão de saxofones Sonic.Art, que leva ao palco originalidade e entusiasmo. Desde a sua fundação, em 2005, o conjunto realiza turnês por todo o mundo, a convite do Instituto Goethe, acumulando prêmios internacionais de música contemporânea. É formado por Ruth Velten (saxofone soprano), Alexander Doroshkevich (saxofone alto), Adrian Tully (saxofone tenor) e Annegret Schmiedl (saxofone barítono).
O concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná, sob a regência do maestro Osvaldo Ferreira e com a participação do saxofonista norte-americano James Bob Belden, encerra a programação do Curitiba Jazz Meeting no domingo (6), às 20h30, no Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão).
Outro destaque da programação fica por conta do Paraná Jazz Meeting, que levará o grupo Jazz Meeting Ensemble para três cidades paranaenses, com espetáculos gratuitos em Paranaguá, no dia 8 de outubro (terça-feira, no Teatro Raquel Costa), na Lapa, no dia 9 de outubro (quarta-feira, no Theatro São João) e em Rio Negro, no dia 10 de outubro (quinta-feira, no Cineteatro Antônio Cândido do Amaral), sempre às 20h.
Informações sobre ingressos: 3315-0808 ou www.diskingressos.com.br
Para saber mais: http://curitibajazzmeeting.blogspot.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário