terça-feira, 17 de setembro de 2013

Museu da Imagem e do Som do Paraná realiza mostra de filmes sobre psicanálise

O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) promove, de 18 a 20 de setembro, no Auditório Brasílio Itiberê, em Curitiba, a mostra “Freud e Jung no Cinema”. Compostas por três filmes que abordam episódios da controvertida vida pessoal e profissional dos dois maiores nomes da Psicanálise, as sessões ocorrem às 19h30 e a entrada é franca. Em “Freud, Além da Alma”, o diretor John Huston mostra alguns dos casos mais célebres de Freud, suas vivências e descobertas que levaram à criação da teoria psicanalítica. “Jornada da Alma”, de Roberto Faenza, está centrado no relacionamento amoroso de Jung com uma paciente, em cujo tratamento aplica pela primeira vez as teorias de Freud. David Cronenberg aborda em “Um Método Perigoso” como a relação conflituosa entre Freud e Jung está na origem da psicanálise.

Programação:

Dia 18 – quarta- feira
“Freud, Além da Alma” - de John Huston, com Montgomery Clift, Susannah York e Larry Parks. Biografia romanceada do pai da psicanálise, mostrando seus casos mais célebres, seu envolvimento com os pacientes e a história da elaboração da teoria psicanalítica. Reconstrói a vivência e as descobertas de Freud, em Paris e Viena, entre os anos de 1885 e 1890.

Dia 19 – quinta- feira
“Jornada da Alma” - de Roberto Faenza, com Emilia Fox, Iain Glen e Craig Ferguson. Em 1905 uma jovem que sofre de histeria, recebe tratamento em um hospital psiquiátrico de Zurique. Seu médico, o jovem Carl Gustav Jung, aproveita o caso para aplicar pela primeira vez as teorias de Freud, enquanto estabelece com ela um relacionamento amoroso.

Dia 20 - sexta-feira
“Um Método Perigoso” - de David Cronenberg, com Keira Knightley, Viggo Mortensen e Michael Fassbender. O filme aborda a intensa e polêmica relação de Freud e Jung com a paciente Sabina Spielrein, e as diferentes interpretações que Jung e Freud tinham da psicanálise, o que os levou a uma posterior ruptura.

O Auditório Brasílio Itiberê (anexo à Secretaria de Estado da Cultura) está situado na rua Cruz Machado, 138, Centro. A classificação indicativa é de 14 anos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário