quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Maestro alemão comanda concerto da Orquestra de Câmara

Sons que ficam gravados nas nossas lembranças, evocando momentos importantes, mas que às vezes não reproduzem completamente uma música, inspiraram o concerto Contrastes na Memória, que a Orquestra de Câmara de Curitiba apresenta neste fim de semana, sob o comando do trombonista e maestro alemão Stefan Geiger, especialmente convidado para a ocasião.
As apresentações acontecem às 20h de sexta-feira (13), na Congregação Evangélica Luterana São João, e às 18h30 de sábado (14), na Capela Santa Maria Espaço Cultural. O espetáculo, que faz parte da temporada 2013 de concertos patrocinada pelo Ministério da Cultura e pela Volvo, reúne composições do estoniano Arvo Pärt (1935), do russo Dmitri Schostakovich (1906 - 1975), do norte-americano Samuel Barber (1910 - 1981) e do italiano Nino Rota (1911 - 1979). As obras integram trilhas sonoras de filmes famosos, instigando o ouvinte com músicas que vão da chamada “música nova”, passando por extremo lirismo e também por peças de grande tensão, que descrevem guerras e conflitos.  
Completa a programação a palestra do compositor e arranjador paranaense Marco Aurélio Koentopp, que acontece às 17h45 de sábado (14), antecedendo a apresentação na Capela Santa Maria. Mestre em Música pela Universidade Federal do Paraná, Koentopp atualmente é professor da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, além de coordenador do Curso Superior de Composição e Regência daquela instituição. A iniciativa de acrescentar às performances da Camerata Antiqua de Curitiba e seus grupos - Orquestra de Câmara e Coro da Camerata – comentários de especialistas tem por objetivo permitir uma melhor apreciação do programa, revelando ao público detalhes da produção de grandes compositores.

O regente – Com formação musical iniciada em seu país natal e aperfeiçoada na França e nos Estados Unidos, Stefan Geiger venceu vários concursos internacionais de trombone, instrumento do qual é professor na Universidade de Música e Teatro de Hamburgo (Alemanha), além de ser trombone solo da Orquestra Sinfônica de Hamburgo.
A predileção de Geiger pela chamada “música nova” resultou em gravações dos chamados “clássicos modernos”, com obras de Unsuk Chin, Georg Katzer, Poul Rouders e Per Norgard, sendo que seus compromissos já o levaram até a China, com elogiadas performances. Entre as orquestras que regeu figuram a Filarmônica de Bremen e a do Festival Schleswig-Holstein, ambas da Alemanha.

Programa – O repertório preparado por Stefan Geiger promete despertar a emoção da plateia, levando ao público composições do estoniano Pärt, do russo Schostakovich, do norte-americano Barber e do italiano Rota, permitindo a apreciação da totalidade de obras das quais muitos só guardam pequenos trechos.
 “Cantus in Memoriam Benjamin Britten”, escrito em 1977 pelo estoniano Arvo Pärt para orquestra de cordas e sinos, abre o concerto, mostrando o estilo minimalista do compositor que criou a técnica "tintinnabuli" (termo derivado do latim tintinnabulum, que significa sino). A Orquestra de Câmara utilizará percussão com vários sinos nessa obra que é uma homenagem ao compositor inglês Benjamin Britten, revelando a ligação de Pärt com a música antiga e o apelo do tintinnabulum, tendo um único motivo melódico dominante, começando e terminando com silêncio e repetições hipnóticas. Devido à sensação evocativa e cinematográfica, a composição tem sido amplamente utilizada como trilha sonora de filmes e documentários.
 “Sinfonia de Câmara Opus 110 A”, de Dmitri Schostakovich, um dos mais célebres compositores do século 20, dá sequência ao programa, com movimentos variados, que iniciam com um sombrio tema de quatro notas, passando par um palpitante folclore judeu, depois uma valsa satírica como uma obra cigana, até culminar com o que tem sido descrito como um zumbido de aviões e o forte barulho de tiros, terminando como um suspiro.
De Samuel Barber foi escolhido seu trabalho mais conhecido, “Adágio Para Cordas Opus 11”, que integrou a trilha do filme “Platoon” (1986), de Oliver Stone, sobre a guerra do Vietnam. Anteriormente, a obra já havia sido usada no filme “O Homem Elefante” (1980), de David Lynch, e, mais recentemente, em “O Óleo de Lorenzo” (1992), de George Miller, e “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” (2001), de Jean-Pierre Jeunet.
 “Concerto per Archi” (Concerto para cordas), de Giovanni Rota Rinaldi, mais conhecido como Nino Rota, célebre por suas composições executadas no cinema, encerra o espetáculo, destacando-se pela originalidade, que leva o ouvinte a pensar que a música foi escrita como um comentário a pinturas e cenas. Composta em 1964, a obra tem uma linguagem do século 19, embora Rota conhecesse bem o vanguardismo.

A apresentação da Orquestra de Câmara de Curitiba da sexta-feira (13), acontece às 20h na Congregação Evangélica Luterana São João (rua Raggi Izar, 528, Vila Hauer), com entrada franca; a de sábado (14), acontece às 18h30, na Capela Santa Maria – Espaço Cultural (rua Conselheiro Laurindo, 273, Centro). Para esta, os ingressos custam R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia-entrada). 

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