quinta-feira, 27 de junho de 2013

Caixa Cultural Curitiba dança na "Boca do Lobo"

A Caixa Cultural Curitiba apresenta, de 28 a 30 de junho, o espetáculo de dança “Boca do Lobo”, dirigido pelos coreógrafos Renato Vieira e Bruno Cezario. A montagem tem como tema o risco, as experiências sem controle, exploradas numa interligação de dança, artes plásticas e moda.
Em cena, por uma hora, seis intérpretes apresentam movimento extenuantes: os bailarinos extrapolam seus limites de oxigenação e de articulação, movidos por uma trilha musical que inclui Tchaikovsky, Enio Moriconi e The Supremes. O figurino também faz parte da composição do risco, criado por uma imagem sedutora, e é assinado por estilistas, especialmente para a ocasião.
 Estar na boca do lobo é uma expressão antiga, que resume bem o que queremos abordar” explica Renato Vieira. “Correr risco é algo universal. Queremos dançar e mostrar a potência humana ao se lançar em queda livre, em situações arriscadas, às vezes até condenando a própria vida”, complementa o coreógrafo. Bruno Cezario também observa fatores na pesquisa de linguagem. “A violência das cidades, o consumo de drogas, o sexo sem camisinha, tudo um pouco levou a gente a pensar neste espetáculo. Como cantou Renato Russo, na canção ‘Há tempos’, parece cocaína, mas é só tristeza”, lembra, apontando o duplo sentido do projeto.
Renato Vieira é um coreógrafo que se distingue pela multiplicidade, e que já criou obras para a Companhia de Ballet da Cidade de Niterói, para o Teatro Guaíra, para o Theatro Municipal do Rio de Janeiro e para o Balé da Cidade de São Paulo, entre outros. É um dos pioneiros na direção de movimento para teatro, cinema e televisão, e é coreógrafo da escola de samba Grande Rio. Entre seus sucessos, estão “O Som da Motown”, “Cole Porter - Ele nunca disse que me amava”, “Company”, “South American Way”, “Cristal Bacharach” e “Lado a Lado com Sondheim, Sassaricando”.
Bruno Cezario tem 16 anos de carreira. Estreou na Renato Vieira Cia de Dança, em 1994, e é considerado um dos principais nomes da dança em sua geração. De 2001 até hoje, o bailarino passou pelo Ballet Du Grand Theatre (Suíça), Cullberg Ballet (Suécia), Ballet de L'Opera de Lyon (França), Companhia Nacional de Dança - Nacho Duato (Espanha) - da qual foi primeiro bailarino, e Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em que interpretou criações dos principais coreógrafos da atualidade, no Brasil e no mundo.

"Boca do Lobo" tem a participação dos bailarinos Bruno Cezario, Fabiana Nunes, Soraya Bastos, Lavínia Bizzotto, José Leandro e Tiago Oliveira e as apresentações ocorrem sexta-feira e sábado às 20h, e domingo às 19h. Os ingressos custam R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia, conforme legislação e correntista Caixa). Informações: 2118-5111.

Nenhum comentário:

Postar um comentário