sexta-feira, 28 de junho de 2013

Bolshoi traz clássicos do balé a Curitiba

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil apresenta “Clássicos Bolshoi Brasil: Balé Raymonda e Chopiniana”, no dia 29 de junho, às 20h30, no Teatro Positivo. A apresentação faz parte da programação do Estação Volvo.
Cerca de 60 bailarinos têm a responsabilidade de interpretar essas obras que são clássicos do balé de repertório. O programa traz, no primeiro ato, aquela que é considerada a obra-prima do coreógrafo Mikhail Fokini, “Chopiniana”. No Bolshoi Brasil essa peça foi remontada pela professora russa Galina Kravchenko, bailarina do Teatro Bolshoi de Moscou e esposa de um dos maiores intérpretes desse balé, o russo Alexander Bogatyrev. No segundo ato, os bailarinos do Bolshoi Brasil apresentam uma das joias do coreógrafo Marius Petipa, o “Balé Raymonda”.

“Chopiniana” - O balé “Chopiniana”, atualmente no repertório da maioria das grandes companhias do mundo, também com o nome de “Les Sylphides”, foi coreografado pelo russo Mikhail Fokine, em 1909.
Um balé à luz da lua em um ambiente clássico onde um jovem sonhador, sempre em busca do novo, dança em meio às sílfides, que são seres invisíveis do ar. A obra descreve, apenas sugerindo, as sensações percebidas por eles, ao som da música de Chopin. O balé não tem fragmentos nem partes. É apenas um ato.
O corpo de baile é a essência da obra. A plasticidade e leveza das mãos e os suaves gestos da cabeça completam a atmosfera do balé.

“Raymonda” - O Bolshoi Brasil interpreta o III ato do Balé Raymonda momento que retrata uma grande festa, que acontece no parque do castelo de Jean de Brienne, e celebra o casamento de Jean e a protagonista Raymonda, abençoados pelo rei Andrei II. A comemoração termina com um baile húngaro em homenagem ao rei.
O III Ato do balé “Raymonda” é considerado o destaque desta obra, pois traz ao palco, majestosos figurinos e fortes interpretações com as coreografias de dança a caráter, demi-caráter e o mais puro clássico com os pas classique.
A produção do espetáculo é da Escola Bolshoi. O cenógrafo uruguaio Carlos Kur, foi quem reproduziu os desenhos do cenário, baseado nos originais do Teatro Bolshoi. A cenografia retrata o salão de festa de um palácio. Adereços confeccionados em metal e madeira compõe a obra. Os figurinos foram criados no ateliê da Escola Bolshoi pela estilista russa, Tatiana Artamonova. A coreografia é de Marius Petipa e os ensaios foram coordenados pelos professores russos da Escola Bolshoi.

Volvo do Brasil - A Volvo do Brasil, empresa situada em Curitiba, Paraná, e responsável pela produção e comercialização de veículos comerciais na América do Sul, se orgulha de ser uma das maiores empresas incentivadoras de ações culturais e esportivas do país. A marca já viabilizou dezenas de peças teatrais, livros, gravação de CDs, filmes, apresentações musicais e outras iniciativas que estimulam a cidadania na sociedade brasileira. Ao apoiar a apresentação da Escola do Teatro Bolshoi em Curitiba, a empresa facilita o acesso da comunidade curitibana a um espetáculo de dança que é referência internacional do balé clássico.
  
Projeto - A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é um projeto cultural em pleno desenvolvimento, cuja grandeza se verifica pela extensão social, dimensão cultural e pela abrangência educacional que alcança com seus propósitos e atividades. Uma verdadeira ponte cultural entre o Brasil e a Rússia. Instalada na cidade de Joinville, no estado de Santa Catarina, desde 15 de março de 2000, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é a única extensão do Teatro Bolshoi no mundo e pela primeira vez, o Teatro transfere a outro país o método de ensino de balé que o tornou uma das mais respeitadas instituições do mundo.
Buscando a melhor formação, garante o acesso de crianças ao mundo da cultura, ampliando seus horizontes. A sua missão é formar artistas-cidadãos, promovendo e difundindo a arte-educação. Com treze anos de implantação no Brasil, a primeira Escola do Teatro Bolshoi, educa 350 alunos, sendo 255 dos cursos técnicos e básico e os demais do curso de formação continuada. A instituição também concedeu 100% de bolsas de estudo para todos os alunos do curso técnico.
Além de ensino gratuito, os alunos recebem benefícios opcionais que dependem dos recursos financeiros da Escola, como alimentação, transporte, uniformes, figurinos, assistência social, orientação pedagógica, assistência odontológica preventiva, atendimento fisioterápico, nutricional e assistência médica de emergência/urgência pré-hospitalar. Para isso devem apresentar bom rendimento na Escola Bolshoi e também no ensino médio e fundamental, pois a ausência de boas notas implica na perda da bolsa de estudo no Bolshoi. Os alunos recebem educação, aprendem uma profissão, exercitam responsabilidade e constroem cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário