sexta-feira, 14 de junho de 2013

“Star Trek” é uma das muitas atrações deste fim de sema cinematográfico

Um dos mais aguardados blockbusters de 2013 chega aos cinemas: “Além da Escuridão - Star Trek 3D”. Estreia também o drama “O Lugar Onde Tudo Termina”, drama policial que tem Ryan Gosling garantindo a qualidade do filme. Além deles, uma série de filmes europeus e um interessante documentário nacional “Katia”. Uma rara semana, onde se misturam gêneros e um desfile de grandes atores.

ADEUS, MINHA RAINHA - Drama francês dirigido por Benoît Jacquot e estrelado por Léa Seydoux, Diane Kruger e Virginie Ledoyen. A ação se passa em julho de 1789, alvorecer da Revolução Francesa. A vida no Palácio de Versalhes continua imprudente e descontraída, distante do tumulto que reina em Paris. Quando a notícia da tomada da Bastilha chega à Corte, nobres e servos fogem desesperados, abandonando o Rei Luís XVI e Maria Antonieta. Sidonie Laborde, jovem leitora totalmente devotada à Rainha, não acredita no que ouve e permanece perto de sua adorada, confiante de que nada lhes acontecerá.

ALÉM DA ESCURIDÃO - STAR TREK 3D - Ficção americana, 12º filme da franquia “Jornada nas Estrelas” e segundo dirigido por J.J. Abrahams (“Lost”). No elenco, as presenças de Chris Pine, Zachary Quinto, Benedict Cumberbatch e Zoe Saldana. Quando a equipe da nave Enterprise é chamada de volta para casa, eles descobrem que uma força do mal, vinda de dentro de sua própria organização, atacou o mundo inteiro, deixando o planeta em estado de crise absoluta. O Capitão Kirk deve reunir toda a equipe e liderar uma grande caça ao homem responsável por essa destruição em massa. Com tudo que os homens e mulheres da Enterprise acreditam em risco, o amor será desafiado, as amizades serão despedaçadas e sacrifícios terão que ser feitos para a única família que restou para o Capitão Kirk: a tripulação que ele comanda.

ALÉM DO ARCO-ÍRIS - Comédia francesa dirigida por Agnès Jaoui, que está à frente do elenco ao lado de Jean-Pierre Bacri, Agathe Bonitzer, Arthur Dupont e Benjamin Biolay. Quando Laura encontra Sandro, um aspirante a pianista, ela pensa que encontrou seu príncipe encantado. Mas este não é um conto-de-fadas tradicional: todos têm seus problemas, suas ambiguidades, seus segredos. O príncipe também poderia ser Maxime, um sedutor produtor musical - ela simplesmente não sabe. Paralelamente, o pai de Sandro, Pierre tenta lidar com o fato de que sua morte já foi prevista por uma vidente, e está próxima. Já a tia de Laura busca independência, enquanto lida com a filha e a sobrinha e, eventualmente, flerta com Pierre. Envolta em fantasia, o conto da dupla Jaoui e Bacri (de “O Gosto dos Outros”) brinca com as expectativas, humanizando personagens antes idealizados.

ANTES DA MEIA-NOITE - Drama norte-americano que fecha uma trilogia iniciada nos anos 90, escrita e dirigida por Richard Linklater e estrelada por Ethan Hawke e Julie Delpy. Em 1995, Jesse (Hawke) e Celine (Delpy) se conheceram num trem para Viena, em “Antes do Amanhecer”. Nove anos depois, em “Antes do Pôr-do-Sol”, o americano lançou um livro sobre a experiência dos dois e voltou a encontrar a francesa. Agora, outros nove anos se passaram e o casal vive junto em Paris, ao lado das filhas gêmeas que tiveram. Ele busca sempre manter contato com Hank (Seamus Davey-Fitzpatrick), o filho adolescente que teve com a ex-esposa e que vive em Chicago com a mãe. Quando o casal resolve ir à Grécia com as filhas, Jesse decide também convidar Hank para a viagem. Neste contexto, Jesse segue tentando se tornar um romancista de sucesso, enquanto que Celine considera seriamente a possibilidade de aceitar um emprego junto ao governo francês.

KATIA - Documentário dirigido por Karla Holanda sobre Kátia Tapety, a primeira travesti eleita a um cargo político no Brasil vem de uma pequena cidade no sertão do Piauí. Durante 20 dias de convívio com Kátia Tapety em seu habitat, o filme mostra como ela se relaciona com a cidade através de encontros com o padre, com o juiz, com comerciantes, com a família, revelando seu humor, sua lógica, originalidade e sua maneira de fazer política num meio que ela teve que domar para se fazer respeitar, a começar pelo preconceito do pai. Kátia foi a vereadora mais votada de seu município por três vezes consecutivas e chegou a vice-prefeitura da cidade de Colônia do Piaui, entre 2004 e 2008.

NOITES DE REIS - Drama nacional dirigido por Vinicius Reis e estrelado por Bianca Byington, Enrique Díaz, Raquel Bonfante. Após uma tragédia familiar, Dora (Byington) e sua filha Júlia (Bonfante) começam a viver outra vez, aprendendo a lidar com a dor. Morando numa cidade no litoral do Rio de Janeiro, elas acompanham a Folia de Reis, com músicos e palhaços que alegram as ruas da região. A rotina da família é abalada com o inesperado retorno do marido Jorge (Diaz), que deixou mulher e filha após a morte do filho Lucas. Este encontro vai trazer de volta a dor da perda, mas a crise vai abrir os caminhos para a superação.

O HOMEM QUE RI - Drama francês dirigido por Jean-Pierre Améris adaptado do romance de Victor Hugo que conta a história de dois órfãos, Gwynplaine (Marc-André Grondin), um garoto cuja cicatriz no rosto dá a impressão de que ele está sempre sorrindo, e Déa (Christa Theret), uma garota cega. Em pleno inverno, eles são acolhidos pelo grande Ursus (Gérard Depardieu) e passam a viver com ele. Para ganharem dinheiro, os dois jovens decidem fazer um espetáculo pelas estradas, onde o sorriso de Gwynplaine desperta a curiosidade de todos que passam. Aos poucos, o garoto adquire fama e dinheiro, distanciando-o das únicas duas pessoas que sempre gostaram dele: Déa e Ursus.

O LUGAR ONDE TUDO TERMINA - Suspense americano do diretor Derek Cianfrance estrelado por um elenco competente: Ryan Gosling, Bradley Cooper, Eva Mendes, Rose Byrne e Ray Liotta. A trama gira ao redor de Luke (Gosling), um motociclista misterioso que dirige dentro de globos da morte em Nova York. Quando descobre que sua ex-namorada, Romina (Mendes) teve um filho seu, ele tenta se reaproximar dela. Sua intenção é mostrar-se um pai capaz de sustentar o filho, e para isso Luke decide participar de uma série de roubos a bancos. Seu problema será a presença constante de Avery Cross (Cooper), um policial ambicioso, que planeja conquistar uma promoção através de sua luta contra o crime e a corrupção. Enquanto os dois homens se perseguem, as feridas do passado de ambos começam a ressurgir.

UM GOLPE PERFEITO - Comédia de erros americana, roteirizada pelos irmãos Joel e Ethan Coen, estrelada por Colin Firth, Cameron Diaz, Alan Rickman e dirigida por Michael Hoffman. Harry Deane (Firth) trabalha no mundo das artes plásticas, mas é também um grande malandro na arte de enganar o próximo. No momento, seu próximo plano é passar para trás um dos mais ricos colecionadores do mundo (Rickman). Para fazer seu serviço, Deane planeja contratar a bela PJ Puznowski (Diaz), uma rainha de rodeios, para que sua vítima caia de encantos por ela e ele possa concluir seu "trabalho" com relativa tranquilidade. Mas ele não contava que também acabaria fisgado por sua própria isca e aí os erros começam a aparecer e tudo pode ir por água abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário