segunda-feira, 10 de junho de 2013

Camerata Antiqua de Curitiba participa de festival de coros na Alemanha

O Coro da Camerata Antiqua de Curitiba estará representando o Brasil na Bienal de Coros de Aachen (3ª Internationale Chorbiennale), na Alemanha, de 12 a 23 de junho. Em meio a diversos grupos internacionais e aos melhores coros profissionais alemães, o coro curitibano apresentará programas que contemplam a música popular e a música sacra brasileira.
O convite para participação no festival surgiu em outubro de 2012, quando o Coro Carmina Mundi, de Aachen, esteve em Curitiba para um concerto, junto com o Coro da Camerata, na Capela Santa Maria - Espaço Cultural. A regência naquela ocasião foi do maestro Harald Nickoll, que integra o conselho artístico da bienal. Foi o segundo encontro dos dois grupos, que já haviam se apresentado juntos em 2010.
Com regência da maestrina cubana Maria Antonia Jimenez, que assumiu no início deste ano a direção artística do Coro da Camerata, o grupo terá oportunidade de mostrar dois programas diferentes: um de música sacra -  “O Sacro na Música Coral Brasileira” - com uma seleção de obras que abarca compositores do período barroco ao contemporâneo, e outro de música popular - “A Cantiga Brasileira - Música Coral do Brasil” - com composições de Villa-Lobos, Camargo Guarnieri, Henrique de Curitiba, Chico Buarque de Hollanda, entre outros.
No programa dedicado à canção brasileira, os textos das músicas serão declamados em alemão por Claudia Römmelt, diretora do Instituto Goethe de Curitiba, o que confere uma concepção cênica ao espetáculo. As vozes masculinas do Coro da Camerata participam ainda de um terceiro programa, unindo-se a outros corais masculinos do festival para executar o “Finale”, terceiro ato da obra “Os Mestres Cantores de Nuremberg”, de Richard Wagner.
O festival tem como base de sua programação a apresentação de quatro coros principais, vencedores de concursos nacionais e internacionais. Um dos destaques é a Sinfônica de Aachen, que se apresenta com solistas de renome internacional, sob a regência do maestro Kazem Abdullah.  A presença dos mais importantes grupos corais europeus e de outros continentes, a diversidade temática e as estreias mundiais de obras para coro colocam a Chorbiennale de Aachen num lugar de grande destaque no cenário musical europeu. O evento é organizado pelo Departamento de Cultura e pelo Teatro Municipal de Aachen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário