quinta-feira, 20 de junho de 2013

Pinturas compõem novas exposições no Museu Alfredo Andersen

A partir desta sexta-feira (21), às 18 horas, duas novas mostras entram em cartaz no Museu Alfredo Andersen. As exposições “Mutações”, de Nilva Rossi, e “O Discurso da Cor”, de Lory Archer, permanecem no museu até 21 de julho de 2013. A entrada é gratuita.
Em “O Discurso da Cor”, Lory Archer faz uma imersão na pintura abstrata. Esta série sintetiza sua busca por uma pintura de caráter corporal, não como algo meramente material, mas como resultado de uma expressão singular, que fixa em seu trabalho movimentos gestuais presentes durante a realização da obra. A paleta de cores é mais brilhante e quente. As camadas que formam as obras remetem a murais, cujas composições contrastam luz, linhas e cores. As obras são grandes e com muitos elementos, a ponto de quebrar a ordem visual, mesclando direções diversas.
No processo de criação de Nilva Rossi em “Mutações”, a água possui papel fundamental e tem um duplo objetivo: artístico e simbólico. Ao misturar-se com outros materiais, como o carvão, faz surgir imagens que provocam surpresas. A água também permite à artista pesquisar a consistência dos materiais. Quando ela seca, as marcas transparentes possibilitam a percepção das inúmeras camadas trabalhadas. O trabalho de Nilva é catártico e lúdico, ao mesmo tempo. A artista deixa, propositadamente, partes em branco, como aberturas ou portas, o que remete a espaços livres, convidando o espectador a entrar na obra.

O Museu Alfredo Andersen está situado na rua Mateus Leme, 336 e funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 18h; sábado e domingo, das 10h às 16h. Informações: 3222-8262 / 3323-5148 ou www.maa.pr.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário