sexta-feira, 28 de junho de 2013

Orquestra Sinfônica homenageia bicentenário de Richard Wagner

A Orquestra Sinfônica do Paraná apresenta neste domingo (30), às 10h30, no Guairão, concerto em homenagem ao bicentenário do compositor Richard Wagner, com regência do maestro alemão Michael Zilm. A apresentação começa com trechos da ópera Tannhäuser – “Abertura e Bacchanale”, baseada no mito do trovador, um personagem que se deixa seduzir por uma mulher mundana chamada Vênus. A obra estreou no Teatro Real de Dresden no dia 19 de outubro de 1845.Wagner teve grande influência no desenvolvimento da música erudita europeia, sua ópera “Tristão e Isolda” é considerada um marco do início da música moderna. Ele também influenciou a filosofia, a literatura, as artes visuais e o teatro. O compositor teve sua própria casa de ópera, o Bayreuth Festspielhaus e ainda hoje suas obras continuam a ser produzidas, no local, em um festival anual dirigido por seus descendentes. O concerto terá a participação do violinista curitibano Winston Ramalho.

STRAUSS – A segunda obra do concerto, “Vida De Herói”, de Richard Strauss (1864 – 1949), é um poema sinfônico escrito em 1898 que descreve um herói lutando contra seus inimigos. A composição foi considerada autobiográfica, mesmo levando em conta a pouca idade do compositor na época.

MAESTRO – Esta é a primeira vez que o maestro Michael Zilm rege a Orquestra Sinfônica do Paraná. Atualmente ele é o diretor-geral de música, de teatro e maestro titular da Norddeutsche Philharmonie, de Rostock. É responsável pela programação dos concertos e de óperas. Já realizou um ciclo com a obra integral de Gustav Mahler e, anualmente, apresenta concertos dedicados a cada um dos compositores clássicos do século XX, incluindo Béla Bartók, Alban Berg, Leos Janácek e Arnold Schönberg. Com esse trabalho, Zilm recebeu o prêmio de melhor programação de concertos na Alemanha.

SOLISTA – O violinista Winston Ramalho começou sua carreira artística muito jovem, aos 8 anos de idade, e hoje seu trabalho é reconhecido internacionalmente por suas atuações como solista de importantes orquestras. Venceu vários concursos nacionais e internacionais, entre eles o “Jovens Instrumentistas do Brasil”; “I e II Concurso Paulo Bosisio”; “Concurso Jovens Solistas da Osesp”; “Prêmio Jovem Talento do Soroptimist International of the Americas”; “Shell Competition for Young Musicians”, em Londres.

Os ingressos para este concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná custam R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário