quarta-feira, 26 de junho de 2013

Luís Augusto Fischer ministra oficina de crítica literária

O escritor e professor gaúcho Luís Augusto Fischer ministra, entre 11 e 13 de julho, oficina de crítica literária, na quarta edição das Oficinas BPP em 2013. As inscrições estão abertas até o dia 4 de julho. Para se inscrever, é preciso enviar um breve currículo e uma resenha, de no máximo duas laudas, sobre um livro de ficção da literatura nacional ou estrangeira. O material deve ser enviado para o endereço oficina@bpp.pr.gov.br. Serão selecionados pelo autor 15 participantes.
Nascido em Novo Hamburgo, em 1958, Fischer é hoje um dos principais críticos brasileiros. Autor de ensaios sobre Machado de Assis e Nelson Rodrigues, tem sido presença constante nas páginas dos jornais e revistas brasileiros, falando sobre a literatura contemporânea. Mestre e doutor em Letras pela UFRGS, leciona na universidade, no curso de Literatura Brasileira, desde 1985. Atualmente escreve para os jornais Zero Hora, Folha de S. Paulo e ABC Domingo, além de ser colaborador das revistas Bravo! e Superinteressante.
Durante a Oficina na BPP, Fischer passará pelas histórias da crítica brasileira, traçando um panorama desde os antigos suplementos até aos atuais cadernos de cultura. Também falará sobre as diversas perspectivas da crítica em relação a gêneros como conto, poesia e romance.
Como escritor, Fischer já publicou livros de contos, crônicas e ensaios. Entre suas obras, destacam-se “Dicionário de Porto-Alegrês” (1999) e o “Dicionário de Palavras e Expressões Estrangeiras” (2004), livros que fizeram grande sucesso entre os leitores.

O Projeto - As oficinas de criação literária promovidas pela BPP acontecem mensalmente e buscam aliar teoria e prática, colocando o público em contato com diversos gêneros literários. Esta é a quarta Oficina BPP de Criação Literária de 2013. Este ano, os escritores José Castello (Romance), Fabrício Corsaletti (Poesia) e Ernani Ssó (Infanto-juvenil) já ministraram oficinas. Até novembro, outros quatro cursos irão acontecer:  Crônica, com Antônio Torres (13 a 15 de agosto); Narrativa experimental, com Marcelino Freire (10 a 12 de setembro); Jornalismo Cultural, com Marcos Flamínio (9 a 11 de outubro) e Conto, com Antonio Carlos Viana (12 a 14 novembro) . Informações: 3221-4974.

Nenhum comentário:

Postar um comentário