sexta-feira, 7 de junho de 2013

Orquestra À Base de Sopro faz show com o baterista Nenê

Neste fim de semana, a agenda musical tem entre seus destaques o espetáculo Orquestra À Base de Sopro convida Nenê, que toma conta do Auditório Antônio Carlos Kraide (Portão Cultural), às 20h de sábado (8) e às 19h de domingo (9). A orquestra curitibana executa um repertório que reúne peças e arranjos do baterista Nenê, dono de uma das carreiras mais bem-sucedidas da música brasileira, conhecido por compor para orquestras. Os ingressos custam R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia-entrada).
Nenê leva ao palco a sofisticação de sua música, contribuindo para o amadurecimento da Orquestra À Base de Sopro, que é conhecida pelo trabalho voltado à elaboração de composições e à transformação de obras consagradas por meio de arranjos peculiares”, ressalta o clarinetista Sérgio Albach, diretor do grupo.
Nascido em Porto Alegre (RS), Realcino Lima Filho ou Nenê, como é conhecido, é responsável por formações multinacionais, reunindo músicos brasileiros, dinamarqueses e franceses, entre outros. O instrumentista já deu muitas voltas ao mundo, consolidando sua trajetória no exterior, apresentando-se em trio, ao lado de Hermeto Pascoal ao piano e Arismar do Espírito Santo no contrabaixo, com Elis Regina, Milton Nascimento, e também em quarteto formado por ele, mais o multi-instrumentista brasileiro Egberto Gismonti, o contrabaixista norte-americano Charlie Haden e o famoso guitarrista francês Michel Portal.

A orquestra – Mantida pela Fundação Cultural de Curitiba, a Orquestra À Base de Sopro - OABS surgiu em janeiro de 1998, sob a direção do maestro Roberto Gnattali. Paralelamente ao incentivo e à valorização da produção local, o repertório da orquestra reúne mais de 40 arranjos de diversos compositores brasileiros, além de dezenas de músicas escritas pelos seus componentes, consolidando um trabalho de grande originalidade.
Dirigida desde 2002 pelo clarinetista Sérgio Albach, a orquestra é considerada um dos principais grupos de música instrumental brasileira. Na sua formação estão 17 instrumentistas, divididos na execução de flautas transversais, clarinetes, clarone, sax alto, sax tenor, trompetes, trombones e uma base rítmico-harmônica com piano, guitarra, baixo, bateria e percussão.
Vencedora do prêmio Saul Trumpet de melhor grupo instrumental, em 2002, e indicada ao Prêmio TIM, na categoria revelação 2008 pelo CD Mestre Waltel, a orquestra tem projetos de intercâmbio de maestros, arranjadores e solistas, além da divulgação da música brasileira, desde as bandinhas de coreto à música instrumental contemporânea, passando pelas orquestras de gafieira, de rádio e de frevo. Convidados ilustres já se apresentaram com a OABS, entre eles Itiberê Zwarg, Proveta, Léa Freire, Roberto Sion, Toninho Ferragutti, Vittor Santos, André Mehmari, Mauro Senise, Laércio de Freitas, Teco Cardoso, Gabriele Mirabassi e Arrigo Barnabé, que escreveu uma obra exclusiva para o grupo, A Metamorfose, registrada em DVD, em junho de 2009. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário