segunda-feira, 17 de junho de 2013

A guitarra portuguesa na Caixa Cultural Curitiba

Um recital absolutamente raro de guitarra portuguesa, com um dos mais importantes instrumentistas portugueses da atualidade. Pedro Caldeira Cabral mostra a guitarra portuguesa em sua totalidade em uma apresentação única na Caixa Cultural de Curitiba, na terça-feira (18), às 20 horas. Será a primeira vez que o músico mostra sua arte em Curitiba, vindo ao país em turnê especialmente para a Série Solo Música. Além da apresentação, o músico fará uma palestra na Caixa Cultural, sobre “A História da Guitarra Portuguesa”, dia 19, às 20 horas.
Pedro Caldeira Cabral apresenta o concerto solo que tem realizado na Europa e intitulado O Labirinto da Guitarra, com composições próprias e do século XX, de compositores como Carlos Paredes, Joaquim Antonio Silva e Duncan Fox. O músico abre espaço também para obras de compositores de outros períodos históricos, como Pedro Escobar (1465-1536), Antonio Leal Moreira (1758-1819), Manoel José Vidigal (1763-1827) e João Paulo Pereira (1790-1860).
É uma honra imensa contar com Pedro Caldeira Cabral na Série, porque não se trata apenas de um instrumentista virtuoso, mas de alguém que conhece profundamente o instrumento, sendo musicista, compositor, arranjador, pesquisador e colecionador”, diz o produtor Alvaro Collaço. Pedro Caldeira é uma referência em guitarra portuguesa. Gravou por selos importantes como a EMI, a BMG e a GHA, e tem como admiradores os violeiros brasileiros Roberto Correa e Fernando Deghi. “O recital de Pedro Caldeira Cabral não atinge apenas quem gosta de fado e de música portuguesa, mas violonistas, violeiros e quem gosta da sonoridade dos instrumentos de cordas dedilhadas”, destaca Alvaro Collaço.

Versão portuguesa - A guitarra portuguesa possui uma qualidade sonora única, com características tímbricas e expressivas bem particulares. A caixa de ressonância possui dimensões diferenciadas, o cavalete móvel é em osso, possui 12 cordas metálicas dispostas em seis pares, possui um peculiar sistema mecânico de afinação, cravelhal metálico em forma de leque, com sistema de tarrachas deslizantes e parafuso sem fim. A execução tradicional é feita com o dedilho especial da mão direita, com uso exclusivo das unhas dos dedos indicador e polegar.

Os ingressos para a apresentação de Pedro aldeira Cabral custam R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia e correntistas Caixa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário