quarta-feira, 12 de junho de 2013

Mostra "Nem só de Cor" será exibida no Palacete dos Leões

O Palacete dos Leões, Espaço Cultural do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), vinculado ao Governo do Estado, abre nesta quinta-feira (13), às 19h, a exposição “Nem só de Cor”, de Miriam Fischer. Bacharel em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap) e em Educação Artística pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP), a artista traz ao casarão da Avenida João Gualberto 12 pinturas abstratas. A mostra fica até 11 de julho com entrada gratuita, de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18h30.
Natural de Brusque, Santa Catarina, Miriam Fischer está em Curitiba há 30 anos e, desde então, descobriu sua paixão pela arte. Porém, só após muitos anos de estudo da percepção da cor e seus conceitos, que ocorreram após a formação acadêmica, encontrou um estilo próprio. Suas obras trazem maneiras de ver a cor através de diversos materiais. Segundo ela, os pontos de partida são a água, os tons primários de amarelo, ciano, magenta e branco que, juntos ou sobrepostos, criam outras cores. “Eu misturo tudo para chegar a um equilíbrio cromático”, comentou Miriam Fischer.
Para a pintora, através da tinta que se dissolve na água, aparecem novas possibilidades que não apagam as misturas cromáticas anteriores. De acordo com Miriam Fischer, as pinturas passam por várias fases e foi isso que deu origem ao nome da exposição. “A minha pintura não é feita só de cor, ela tem vestígios de diversos elementos, pois a primeira camada de tinta, por exemplo, eu lavo com água. Então, primeiramente, ficam só os vestígios de água e de tinta e, depois, vou fazendo linhas com o pincel por cima”, acrescentou a artista.
Miriam Fischer já participou de exposições coletivas como “Imersão na cor”, no Museu Alfredo Andersen, e “Individuação”, no De Artes, espaço da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Palacete dos Leões - Considerado por artistas e críticos um dos espaços culturais mais nobres da capital paranaense, o Palacete dos Leões é uma obra de arte. Construído em 1902, o espaço - situado na Avenida João Gualberto, 570, Alto da Glória - é tombado pelo patrimônio histórico e é testemunho do ciclo da erva-mate, um dos períodos mais prósperos da economia paranaense. Inaugurado em junho de 2005 como Espaço Cultural BRDE, o casarão já recebeu artistas de muitos segmentos. Além do incentivo a exposições, o espaço também é propício para apresentações musicais e lançamentos de livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário