terça-feira, 25 de junho de 2013

Doze cidades do interior vão receber a Virada Cultural Paraná em 2013

A Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) iniciou os preparativos para realização da Virada Cultural Paraná, que este ano conta com a parceria do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) e do SESI-PR. Serão 12 cidades do interior que participarão do evento que será realizado no dia 26 de outubro. Ao todo, o Governo do Paraná vai investir R$ 5 milhões na realização da Virada no interior e em Curitiba. Parte dos recursos (R$ 2,5 milhões) foi destinada pelo Detran por meio de convênio com a SEEC e o restante são recursos do próprio orçamento da Secretaria.
Em 2012 fizemos a virada em cinco cidades simultaneamente e os resultados foram muito positivos. Este ano conseguimos ampliar para 12 cidades do interior, além de Curitiba, atendendo uma meta importante do governo Beto Richa, que é descentralizar as ações culturais”, destaca o secretário da Cultura, Paulino Viapiana.
Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Toledo, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Pato Branco, Cianorte e São José dos Pinhais são as cidades que confirmaram a participação na Virada Paraná. “Procuramos selecionar cidades-polo que pudessem ampliar o atendimento aos diversos municípios da região em que está localizada. É um público potencial de mais de seis milhões de pessoas”, comenta o secretário.
Uma das novidades desta segunda edição são as atividades de arte-educação que ocorrem de 21 a 26 de outubro. Toda a programação da semana será feita em conjunto com os municípios e parceiros e o foco será a educação no trânsito por meio de ações culturais. 
O Detran vai participar da Virada com atividades que incentivem uma conduta mais responsável e gentil, focada principalmente na proteção da vida e no respeito ao próximo. O trânsito faz parte do dia a dia de todos e é um assunto importante que pode e deve ser explorado nas escolas, nas ruas e, claro, nas ações artísticas e culturais”, conta o diretor-geral do Departamento, Marcos Traad.
Os detalhes da programação serão fechados pela SEEC e parceiros, em conjunto com cada cidade a partir da próxima semana. “Visitaremos os municípios participantes para afinar a parceria, o planejamento e também articular o trabalho de todos envolvidos”, explica Luci Daros, coordenadora da Virada Cultural Paraná.

Curitiba - A SEEC também participa da Virada Cultural de Curitiba, prevista para 9 e 10 de novembro. A programação está sendo fechada com os demais parceiros, mas a cidade também deverá receber o Palco Conexões na Boca Maldita.
Segundo Luci Daros, a opção por desvincular Curitiba da Virada Paraná, foi em decorrência da avaliação do evento de 2012. “O ritmo do interior é diferente da capital e são muitos os detalhes que envolvem a produção de um evento deste porte. Em algumas áreas é difícil encontrar fornecedores que atendam demandas simultâneas. Assim, conseguiremos manter um atendimento de qualidade em todos os municípios” explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário