quinta-feira, 27 de junho de 2013

Orquestra de Câmara faz concerto para celebrar centenário de Benjamin Britten

O concerto da Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba neste fim de semana é dedicado ao compositor inglês Benjamin Britten (1913-1970). No ano em que se comemora o centenário do seu nascimento, a Orquestra executa uma das principais obras do compositor, “Les Illuminations”, com direção musical de Maurício Aguiar e participação especial da soprano Kalinka Damiani. As apresentações acontecem nesta sexta-feira (28), às 20h, na Paróquia Bom Pastor, e no sábado (29), às 18h30, na Capela Santa Maria – Espaço Cultural. Haverá ainda um ensaio aberto, às 10h de quinta-feira (27), também na Capela Santa Maria.
Pouco antes do concerto do dia 29 (sábado), o músico Marco Aurélio Koentopp fornece informações ao público sobre as obras e os compositores escolhidos, dando sequência à proposta instituída este ano pela Fundação Cultural de Curitiba de introduzir breves comentários de especialistas nos concertos. Além da obra de Britten, o grupo também apresenta uma composição do austríaco Heinrich Ignaz Biber (1644-1704) e outra do argentino Osvaldo Golijov (1960). A temporada 2013 da Orquestra de Câmara de Curitiba conta com o patrocínio do Ministério da Cultura e da Volvo.

Programa – Sob o título “Batalhas e Iluminações”, a Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba inicia o concerto com a obra de Heinrich Biber, “La Battaglia em Ré Maior”. Famoso violinista da era barroca, cuja carreira floresceu e progrediu na corte de Salzburg, Biber faz dessa sonata um retrato musical das batalhas, com muitos efeitos especiais e tonalidades incomuns.
Dando um salto no tempo, o programa prossegue com uma composição contemporânea do argentino Osvaldo Golijov, “Last Round”. Membro de uma família judaica, o compositor teve sua formação musical em Israel e depois nos Estados Unidos. Uma de suas paixões é a música de Astor Piazzolla. Na obra escolhida para o concerto está a marca do seu hibridismo musical, que combina as tradições da música clássica, litúrgica e judaica, com elementos do tango de Piazzolla.
A obra de Benjamin Britten, “Les Illuminations para Soprano e Orquestra de Cordas”, encerra o concerto em grande estilo. A composição faz parte do “Ciclo de Canção Orquestral”, um dos gêneros característicos do inglês Britten, e foi escrita logo após a sua chegada aos Estados Unidos, em 1939, para onde foi em busca de novas oportunidades. O período em que esteve na América foi particularmente profícuo para a obra de Britten, que criou, entre muitos outros, este trabalho (“Les Illuminations”), inspirado na poesia do poeta simbolista francês Arthur Rimbaud.
A obra requer a participação de uma cantora solista e para atuar junto com a orquestra foi convidada a soprano Kalinka Damiani, premiada em concursos nacionais e internacionais de ópera. A direção musical do concerto está a cargo do violinista Maurício Aguiar, atual spalla da Camerata Antiqua de Curitiba e da Orquestra Sinfônica Brasileira. O músico curitibano, que reside nos Estados Unidos desde 1991, é também primeiro violino da Orquestra Sinfônica de Cincinnati (atualmente licenciado).

No dia 27, às 10h, o ensaio aberto na Capela Santa tem entrada franca. Também tem entrada franca a apresentação de sexta-feira (28), às 20h, na Paróquia Bom Pastor (rua Victorio Viezzer, 810, Vista Alegre). Informações: 3335-5552. Dia 29 de junho, às 18h30, na Capela Santa Maria Espaço os ingressos custarão R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia). Nessa ocasião, acontece palestra de Marco Aurélio Koentopp, com início às 17h45. Informações: 3321-2840.

Nenhum comentário:

Postar um comentário